A Moradia e Cidadania foi criada em 25 de setembro de 2000 por iniciativa de um grupo de empregados e aposentados da Caixa, que tiveram como inspiração os comitês de ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizados pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Nessas duas décadas, a ONG tem atuado com ações emergenciais de combate à fome e à miséria e projetos de moradia para baixíssima renda, micro crédito, educação digital e geração de trabalho e renda em todo o país.  O aniversário de 20 anos começa a ser comemorado nesta quarta-feira (23) com uma live no Youtube, a partir das 19h.  

“Os empregados da Caixa engajaram-se em grande número nesse movimento social e, organizados em comitês nas respectivas unidades de trabalho, contribuíam mensalmente com a doação do valor de um ticket de alimentação para ações emergenciais realizadas em suas comunidades. Ao longo da década 1990, os comitês da Ação da Cidadania dos empregados da Caixa evoluíram em organização, ganharam representações estaduais e uma coordenação nacional. No ano 2000, foram unificados sob a forma de instituição jurídica não-governamental (ONG), recebendo a denominação Moradia e Cidadania”, lembra o vice-presidente da entidade, Laurêncio Korbes.

Hoje, a ONG conta com 8.330 associados entre empregados ativos e aposentados do banco público, mas está aberta a participação de pessoas de outros segmentos. São 25 coordenações estaduais. Apenas Acre e Amapá não possuem representações, o que não tem impedido a realização de ações nesses estados que estão vinculados, respectivamente, às coordenações de Rondônia e Pará.

Segundo Laurêncio, um dos objetivos da Moradia e Cidadania em seu plano de ação 2020/2021 é criar as duas coordenações estaduais e implantar gestão participativa na ONG. “Nossa intenção é viabilizar a participação dos associados na aplicação dos recursos, reforçando a atuação dos comitês de associados”, explica o dirigente.

Nos últimos três anos, a ONG investiu R$ 6.828,472,18 em ações e projetos, que beneficiaram cerca de 79.900 pessoas. Desde março, quando se instalou a pandemia do coronavírus, a Moradia e Cidadania passou a priorizar em suas atividades a realização de Ações Emergenciais em favor dos atingidos pelos impactos econômicos da Covid-19, em apoio às famílias e populações mais necessitadas, e manterá essa prioridade até o final de 2020.

Parceria

A Moradia e Cidadania tem contado com o apoio de parceiros para realizar suas ações, dentre eles a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Em 2011, a campanha no Mundo Caixa “Construindo o Futuro” arrecadou R$ 31.100, a fim de levantar recursos para ajudar os projetos sociais da entidade. Também foram doadas lonas utilizadas em eventos da Fenae à ONG no Amazonas e São Paulo, para serem aproveitadas na confecção de produtos com a marca da entidade.

“A Moradia e Cidadania só existe porque empregados da Caixa, num certo momento da história, acreditaram que era possível fazer a diferença na vida das pessoas. É transformador ver o resultado de vários importantes projetos de teor social. Por isso, o engajamento dos empregados e aposentados da Caixa é o que proporciona ampliar as oportunidades para milhares de pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social e, sobretudo, o que nos permite acreditar na esperança de uma vida mais digna”, destaca o presidente da Fenae e Coordenador Estadual da Moradia e Cidadania/SP, Sergio Takemoto.

Programação

A Live comemorativa dos 20 anos da Moradia e Cidadania desta quarta-feira (23) contará com a participação de dirigentes da ONG e de entidades representativas dos empregados da Caixa, além da palestra Cidadania, uma viagem no tempo com André Spitz , presidente do COEP (Rede Nacional de Mobilização Social). Serão realizadas ainda lives regionais para apresentação dos projetos da Moradia e Cidadania. 

A programação será encerrada com evento cultural no dia 31 de outubro a partir das 19h, com apresentações de empregados e aposentados Caixa.

Confira mais no site da ONG Moradia e Cidadania.

Compartilhe: