“Dizem que o jovem e o adolescente não gosta de ler, mas é só a gente ver o entusiasmo com que eles estão recebendo e abrindo as caixas, como se estivessem num dia de Natal, para percebermos que o que falta é incentivo e estímulo, é dar aquilo que toca ao coração deles”, afirmou a chefe de gabinete da prefeitura municipal de Guaratinguetá, em São Paulo, ao agradecer aos empregados da Caixa pelo projeto Biblioteca Renovada. Quatro escolas da área rural do município, no Vale do Paraíba, receberam acervo de 250 livros cada. 

O vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, esteve presente na entrega e salientou a importância do projeto, ressaltando que as entidades interessadas devem se cadastrar no site do Eu Faço Cultura e aproveitar essas e outras ações feitas em parceria para disseminar produtos culturais gratuitamente a quem não tem acesso.

A Secretária Municipal de Educação, Elizabeth Sampaio, disse que está “encantada” com a proposta do Eu Faço Cultura e vai ficar atenta para que a cidade seja beneficiada em outros momentos. Kardec de Jesus Bezerra, presidente da Apcef-SP, lembrou em todo o país as escolas que se cadastraram estão recebendo o acervo nesta quarta. “Aqui em Guaratinguetá, estamos doando para 10% das escolas do município e cabe ressaltar que é a doação feita pelo empregado Caixa que possibilita esse trabalho”, afirmou ele.

“Para nós é muito gratificante, não conhecíamos o projeto, é sempre bom ter um acervo que comporte e atenda a necessidade dos alunos, por isso hoje é um momento muito feliz para nós e vamos começar a trabalhar com esse livros já na semana que vem”, contou Joseli Mara da Silva Gonçalves, diretora da EMEIF Professora Francisca de Almeida Caloi, primeira escola a receber os livros nesta quarta-feira. 

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e renovar as bibliotecas das escolas públicas no país, o projeto Biblioteca Renovada entregou nesta quarta-feira (26) 3 mil livros paradidáticos a escolas e entidades de nove Estados do país.  No total, 12 unidades em Alagoas, Bahia, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Tocantins serão contempladas.

O Biblioteca Renovada é uma das iniciativas do programa “Eu Faço Cultura”, que tem como proponente a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). Desde que foi criada, a Biblioteca Renovada já entregou 25 mil livros nas cinco regiões do país.

A prioridade são livros da literatura brasileira. Entre os autores selecionados estão títulos de Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Carlos Drummond, Marta Medeiros, Paulo Coelho, Bráulio Bessa, Ziraldo, Thalita Rebouças, Emicida e outros. Os livros foram escolhidos de acordo com a faixa etária das instituições. Para as escolas de ensino médio, por exemplo, foram enviados os livros cobrados no Enem e vestibulares.

A plataforma Eu Faço Cultura beneficia alunos de escolas públicas, pessoas em programas sociais, idosos e pessoas com deficiência de projetos culturais no teatro, cinema e literatura. Com uma proposta inédita no Brasil, o “Eu Faço Cultura” compra produtos/ingressos de produtores culturais ou fornecedores de cultura e os distribui a pessoas de baixa renda.

Esta é uma iniciativa da Fenae (www.fenae.org.br) e das APCEFs, que tem a participação de milhares de empregados da ativa e aposentados da Caixa, contando com patrocínio da Caixa Seguradora e da Wiz.

Compartilhe: