O acervo da biblioteca do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, localizado em Planaltina-DF, está bem maior. Novos 250 livros foram doados, nesta sexta-feira (05) pelos empregados da Caixa Econômica Federal, por meio do projeto Biblioteca Renovada.

A ação é um dos produtos do programa Eu Faço Cultura, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). “O projeto surgiu em 2016 e funciona da seguinte maneira: captamos recursos do imposto de renda dos empregados da Caixa e, através da Lei Rouanet, levamos cultura para o maior número de pessoas”, explica o diretor Sociocultural da Federação, Moacir Carneiro.

Durante a entrega dos livros no CEF Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, o presidente da Apcef/DF, Antônio Carlos Alves, falou sobre a importância do programa. “A leitura traz conhecimento e a sabedoria oferece um futuro melhor para vocês, por isso esse programa é tão importante”, avaliou.

Já o diretor regional do Centro-Oeste da Fenae e vice-presidente da Apcef/DF, Herculano Bala, lembrou que a função do projeto é incentivar o hábito da leitura e enriquecer o acervo literário das instituições. “O papel de renovar a biblioteca é que vocês continuem lendo. Ler é descobrir caminhos infinitos”.

A escola funciona em regime integral e atende alunos do ensino Infantil ao Fundamental 2. Segundo a diretora, Alence Braga, iniciativas como o esta são fundamentais para a formação literária infantil. “Temos que ter a consciência que sem a leitura não vamos a lugar algum. Ela é passa por todas as disciplinas”, completou.   

Eu Faço Cultura

Com a entrega desta sexta-feira (5), o Biblioteca Renovada atinge a marca de 2 mil livros doados em oito instituições de ensino do Distrito Federal. De âmbito nacional, o projeto já distribuiu acervos em 102 bibliotecas de todo país, totalizando 25 mil e 500 livros. No ciclo nacional atual, que está em execução desde setembro de 2018, já foram distribuídos 15 acervos, totalizando 3.750 livros em 8 estados.

O Biblioteca Renovada é um produto que oferece para escolas públicas e ONGs cadastradas na plataforma do programa Eu Faço Cultura a possibilidade de receberem 250 livros novinhos para renovar o acervo literário da instituição.

As instituições de ensino e ONGs interessadas nas doações de livros podem fazer a solicitação realizando o cadastro na plataforma do programa (www.eufacocultura.com.br). O processo de entrega é feito gratuitamente.

 
 
Compartilhe: