O clube da APCEF/SP é um dos espaços que oferece aos seus associados, familiares e amigos opções para descanso, lazer e atividades diversas.

Além de um lugar para encontros, entretenimento e diversão, o clube também é um espaço para a realização de atividades solidárias e de formação.

O projeto APCEF Cidadã, faz campanhas, arrecadações e doações para entidades filantrópicas, e utiliza o clube para desenvolver atividades com os adolescentes moradores dos bairros próximos.

As aulas de xadrez são abertas para os jovens que, devido ao limite de idade, não participam mais das atividades promovidas pela ONG Moradia e Cidadania, que também tem um núcleo no clube da APCEF/SP.

:: APCEF Cidadã

Dois dos alunos que participaram dos projetos da ONG, agora fazem parte da APCEF Cidadã: o Pedro Henrique dos Santos Souza (foto: da esquerda) e o Leonardo da Silva Santos (da direita).

Eles trocaram os jogos de computadores e videogames pelas estratégias e jogadas do xadrez, e já até competiram em torneios importantes da modalidade.

O Pedro Henrique está com 14 anos e ingressou nos projetos da ONG em agosto de 2017.

Ele conta que, sempre que passava em frente ao clube, queria saber o que acontecia ali. “Eu nem sabia o que era esse prédio, até que minha avó me levou para participar do projeto”.

Agora, ele faz parte da equipe da APCEF/SP.

“O xadrez é tudo pra mim. Desde quando comecei a treinar melhorei na escola nas questões de concentração, atenção e aprendizado. Conheci muitas pessoas, minha rotina mudou e fiquei mais organizado. Agora tenho que dividir meu tempo entre as coisas da escola e os momentos dos treinos”.

Quando iniciou as aulas, o enxadrista imaginava que aprenderia como mover as peças e só um pouco de estratégias. “Mas depois de aprender os lances, está sendo ainda mais desafiador”.

Para o Leonardo da Silva Santos, 13 anos, que ingressou em março de 2017, o xadrez mudou sua vida. “Eu era muito ansioso e com a prática do xadrez, aprendi a ficar mais calmo”. Ele também conta que participar de torneios com outros clubes é muito empolgante e dá vontade de aprender cada vez mais. “Dá mais vontade de ganhar”.

Compartilhe: