Mais uma mobilização contra o PL 4.330 está marcada para o dia 30 de agosto, sexta-feira. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais sindicais realizarão um Dia Nacional de Mobilização e Paralisação. Todos os bancários do país foram convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) a tomar parte da manifestação contra a aprovação da lei da terceirização e a retirada da mesma da pauta do Congresso Nacional.

Serão reivindicados também o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário, 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, transporte público e de qualidade, valorização das aposentadorias, reforma agrária e suspensão dos leilões do petróleo.

As atividades continuarão na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, em Brasília, onde será encerrada a negociação da mesa quadripartite (trabalhadores – empresários – governo – parlamentares). A CUT vai reafirmar a posição de não aceitar a terceirização em atividade-fim e exigir a responsabilidade solidária da empresa contratante, além do direito à informação prévia e direito de representação sindical.

As rodadas de negociação não avançaram devido à postura inflexível dos representantes dos empresários, liderados pelo negociador da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelo relator do PL 4.330 na CCJC, deputado Arthur Maia (PMDB-BA), que não abrem mão de impor aos trabalhadores a terceirização ilimitada com as conhecidas consequências terríveis, precarizando direitos e salários.

Nos dias 3 e 4 de setembro (terça e quarta-feira da próxima semana), serão realizadas em Brasília, novas mobilizações no Congresso Nacional. O objetivo é pressionar os deputados a votarem contra o projeto 4.330, que tramita na CCJC da Câmara.

 

Compartilhe: