Nesta quarta-feira (18), o Conselho de Administração da Caixa pode votar alterações no estatuto da empresa. Entre os itens a serem avaliados estão mudanças que interferem no direito dos trabalhadores e uma transformação substancial, fazendo com que a instituição torne-se uma sociedade anônima (S/A).

“É mais uma tentativa para acabar com a Caixa Econômica Federal”, alertou a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda. “Só a união dos empregados e da população, que serão afetados por esse desmonte, é que irá conseguir barrar a privatização”, completou.

Por conta disso, em mais uma ação para tentar impedir a privatização do banco público, a APCEF/SP pede a todos que encaminhem mensagens aos membros do Conselho de Administração da Caixa com a seguinte frase:

“Eu defendo a Caixa 100% pública. Não quero que o banco seja entregue à iniciativa privada!”.

O Conselho de Administração da Caixa é o órgão de orientação geral dos negócios da Caixa, responsável pela definição das diretrizes, desafios e objetivos corporativos, e também pelo monitoramento e avaliação dos resultados.

De sete conselheiros, cinco são indicados pelo Ministro da Fazenda – entre eles o presidente do conselho -, um pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e um é eleito pelos empregados do banco público. O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, um dos indicados da Fazenda, exerce a vice-presidência do conselho.

Maria Rita Serrano representa os empregados no Conselho e já manifestou sua indignação quanto à abertura de capital do banco. “Faço questão de declarar meu voto, porque falo em nome dos 90 mil empregados do banco que me elegeram para defender seus direitos e também para lutar pela Caixa como banco público. Quando uma empresa se torna S/A há disputa entre seus acionistas e essa disputa inviabiliza o importante papel que a Caixa tem hoje, de maior operadora dos programas sociais do País. No entanto, é uma empresa que depende das prioridades do governo e a prioridade do atual é favorecer o capital privado”, denuncia.

Anote os e-mails dos conselheiros e envie a mensagem em defesa do banco público:

Ana Paula Vitali Janes Vescovi (presidente) – ana.vescovi@tesouro.gov.br

Priscila Grecov – priscila.grecov@fazenda.gov.br

Anelize Lenzi Ruas de Almeida – anelize.almeida@pgfn.gov.br

Gilberto Magalhães Occhi – gilberto.occhi@caixa.gov.br

André Nunes – andre.nunes@planejamento.gov.br

Cláudio Xavier Seefelder Filho – claudio.seefelder@pgfn.gov.br

Compartilhe: