Dezenas de aposentados participaram de um encontro na sede da APCEF/SP, no centro da capital, na tarde desta quinta-feira (23). O tema foi o Saúde Caixa e os ataques do governo e da direção do banco público ao modelo atual de custeio.

A diretora da APCEF/SP e membro do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Ivanilde de Miranda, destacou que o Saúde Caixa não é um plano de saúde, igual a tantos outros existentes no mercado: “O Saúde Caixa é uma política de assistência à saúde conquistada pelos empregados com muita luta e que está sendo atacada pela direção do banco com vistas à privatização”.

O diretor da Contraf-CUT e vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, passou alguns informes sobre o andamento das negociações da Campanha Nacional dos Bancários e destacou que a mesa de negociações da Caixa é a única que tem um representante dos aposentados. “Há sérias ameaças aos direitos dos aposentados. Na proposta apresentada pelo banco dia 17 – e rejeitada nas assembleias – não estavam mais previstas garantias como isenção de tarifas e condições especiais de juros para empregados e ex-empregados, além da exclusão dos aposentados da cobertura do Saúde Caixa”, explicou.

O assessor do Dieese na APCEF/SP, Valmir Gôngora, informou que a Caixa já está aplicando o limite de gastos de 6,5% com o Saúde Caixa, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária do banco no fim do ano passado e previsto no novo estatuto. “Isso significa que o desembolso dos trabalhadores com os custos da assistência à saúde pode aumentar”, ressaltou.

“Sempre participo dos encontros promovidos pela APCEF/SP, que são muito esclarecedores. Tem muita gente falando que nada vai mudar em relação à nossa assistência à saúde, mas isso não é verdade”, explicou a aposentada Rosemeire Rossi, que soube do encontro pelo WhatsApp.

> Receba, também, informações pelo WhatsApp. É só incluir o número (11) 99900-3146 nos contatos do seu celular e enviar mensagem com seu nome completo para o mesmo número.

> Clique aqui e acompanhe todo o andamento da Campanha Nacional.

> Siga-nos também no Facebook, Instagram e no Twitter.

> Clique aqui para baixar a edição do jornal dos aposentados que trata dos problemas do Saúde Caixa (arquivo em PDF).

 

Compartilhe: