Com o objetivo de reforçar a mobilização dos empregados aposentados pela sustentabilidade e viabilidade financeira do Saúde Caixa, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma live para tira-dúvidas. O presidente Sergio Takemoto estava presente na abertura da transmissão e ressaltou a importância da ação para informar os empregados sobre as negociações da renovação do acordo coletivo referente ao plano de saúde.

“A iniciativa é realizada em um momento crucial e muito importante, já que, na semana passada, tivemos novas manifestações da Caixa em relação ao Saúde Caixa (leia aqui) e, amanhã (09/11), teremos nova reunião com os representantes do banco. Precisamos estar mobilizados e organizados para mantermos este que é um patrimônio para todos nós, empregados. Este plano precisa ser viável e que atenda, principalmente, todos os aposentados”, reforçou Takemoto. 

O diretor de Saúde e Previdência da Fenae e presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, e a diretora de Relações do Trabalho da Fenae, Fabiana Matheus, apresentaram um panorama atual das negociações em andamento com a Caixa. A diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da entidade, Rita Lima, foi a responsável por mediar o debate e ler as perguntas enviados para os mais de 200 telespectadores da transmissão. 

Os participantes fizeram perguntas sobre cobranças de débitos retroativos; sobre a perspectiva de negociação com a Caixa nos próximos dias; a prorrogação do acordo coletivo nos modelos atuais para os próximos anos e a atuação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Caixa. A imposição estatutária do teto de 6,5% da folha de pagamentos para a Caixa custear o plano foi um dos temas mais questionados. (Leia aqui)

Leonardo Quadros reforçou a importância da mobilização dos empregados, com destaque para o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, realizado tanto no dia 17 de outubro quanto no dia 30 do mesmo mês. “Estamos a um pouco mais de sete semanas para o fim do ano, por isso, o debate e a união de todos os empregados são fundamentais para fortalecer a nossa luta. É fundamental que todos nós estejamos mobilizados, pois ainda temos uma incerteza grande para saber o que vai acontecer com o nosso plano ano que vem”, afirmou o diretor da Fenae.

Em consonância, a diretora de Relações do Trabalho da Fenae, Fabiana Matheus, reafirmou o compromisso da entidade e também ressaltou a importância da mobilização em defesa do Saúde Caixa. “Precisamos estar todos alinhados nas informações e principalmente nas perspectivas e expectativas para as próximas negociações. Precisamos reafirmar a cada instante que nós estamos dispostos a lutar pela defesa do Saúde Caixa, pois é um dos direitos mais valiosos, tanto para ativos como para aposentados. Este plano precisa estar cada vez mais sustentável e viável para todos”, disse. 

As propostas apresentadas pela Caixa na próxima mesa de negociação, que será realizada nesta quinta-feira, 9 de novembro, serão divulgadas pelas entidades.

“Acompanhe as orientações do CEE pelos canais, sites das entidades e vamos continuar unidos na defesa do Saúde Caixa. Agradeço a todos que participaram com perguntas e comentários, isso nos ajuda muito a continuarmos construindo o sentido da nossa unidade, o sentido da nossa luta. Vamos participar, pois é só a luta que nos garante”, finalizou a mediadora da live, a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, Rita Lima. 

Confira aqui a live tira-dúvidas “Saúde Caixa: especial para aposentados”. Compartilhe o link com seus colegas. A informação é fundamental para a mobilização por um Saúde Caixa para Todos.
 

Compartilhe: