Por Valter San Martin, candidato eleito da Chapa 1 – A Funcef dos Participantes

No último sábado, 24 de julho, finalmente houve o desfecho do processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e Fiscal na Funcef, o qual teve início em 21 de fevereiro de 2020, com a instalação da Comissão Eleitoral, após muitas idas e vindas envolvendo impugnação de chapas, liminares na justiça e encerramento do processo eleitoral sem a existência de vencedores.

O processo eleitoral só foi reaberto em 19 de maio de 2021, com a instalação da Comissão Eleitoral. Três chapas foram inscritas: Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes, Chapa 2 – Funcef com Futuro e Chapa 3 – Terceira Via.
A vencedora na eleição que ocorreu entre 22 e 24 de julho foi a Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes, com 19.719 (55,79%) dos 35.344 votos válidos, seguida da Chapa 2 – Funcef com Futuro, com 12.308 (34,82%) e da Chapa 3 – Terceira Via, com 3.317 (9,38%).

É de se lamentar o baixo comparecimento dos participantes da Funcef, tendo em vista a quantidade de votantes para esse pleito – 132.050.

Os grandes vencedores desta eleição são os participantes, os quais voltarão a ter sua voz ouvida na Funcef, prática não muito utilizada na gestão atual.

O resultado das urnas revela a esperança em dias melhores, revela que os trabalhadores unidos em prol de um objetivo comum possuem uma força incrível, que é capaz de transformar nossas vidas.
Este foi o primeiro passo para transformar a Funcef em uma entidade realmente transparente e na qual os participantes terão oportunidade de sugerir caminhos como verdadeiros donos do fundo de pensão.

Que essa primavera que chegou na Funcef, possa chegar ao nosso país, e a voz do povo seja ouvida, pois somente assim teremos força para enfrentar os poderosos que estão encastelados e realizarmos as mudanças necessárias, devolvendo esse país aos cidadãos e cidadãs.

Que venha a primavera do Brasil! Que venha a primavera do mundo todo

Compartilhe: