As representantes da ONG Moradia e Cidadania, Diva Dias e Silvana Goulart, que desenvolve o projeto CDH-Cecom em parceria com a APCEF, no clube da Associação, participaram do evento 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária e 6ª Feira de Inovações, que aconteceu em 13 de março, no Rio de Janeiro.

Os debates abordaram o tema “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”.

De acordo com as representantes da ONG, um dos membros da Legião da Boa Vontade – LBV, Danilo Parmegiane, elogiou o trabalho desenvolvido, especialmente, a oficina de confecção de bolsas e solicitou amostras dos materiais para levar a Nova York para demonstração.

O evento tem o objetivo de contribuir para os debates da Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc/ONU) e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerão neste ano.

“Ficamos muito satisfeitas ao ver que nosso projeto ganhou destaque durante o evento. É importante recebermos esse reconhecimento, pois, isso, incentiva e eleva a autoestima dos participantes das nossas oficinas!”, orgulha-se Diva Dias.
As bolsas produzidas pelo grupo de mulheres dos projetos CDH São Mateus e Cecom, são confeccionadas com o reaproveitamento de sobras banners publicitários. Este grupo conta com o apoio da APCEF e Instituto Cooperforte.

Palestras:
O mestre de cerimônias, palestrante e secretário de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Estado do Amazonas, professor Daniel Nava, conduziu os debates do painel intersetorial sobre o tema “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”.

O professor e assessor da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE-UFRJ), Neilton Fidelis da Silva, palestrou sobre o tema "Os impactos humanos das mudanças climáticas".

A diretora-presidente do Instituto Humanitare de São Paulo, Sheila Pimentel, discorreu sobre sociedade civil na Rio+20. Durante a palestra, ressaltou: "Passados 20 anos, apesar dos grandes avanços, alguns obstáculos geraram desconfiança na população quanto à eficácia de processos intergovernamentais, não obstante eles sejam ainda os principais meios para assegurar a sustentabilidade em escala global".

A deputada estadual do Rio de Janeiro e integrante da Comissão Nacional de Organização da Rio+20  Dra. Aspásia Camargo, falou sobre a economia verde.

A professora Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pegadogia do Cidadão Ecumênico e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo, discursou ao público presente sobre a linha pedagógica da LBV.

Durante o 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária e 6ª Feira de Inovações

Oficinas de costura do projeto CDH-Cecom

Compartilhe: