Cerca de 10 mil metalúrgicos do ABC ocuparam a Via Anchieta nesta quarta

Os abaixo-assinados pela alteração da Lei nº 10.101, buscando isentar os trabalhadores do pagamento de Imposto de Renda (IR) no recebimento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), serão entregues nesta quinta-feira , dia 1º de dezembro, em Brasília. As listas estão sendo levadas por dirigentes sindicais dos bancários, metalúrgicos, químicos e petroleiros, que coletaram milhares de assinaturas em parceria.

A Contraf-CUT recebeu mais de 41 mil adesões de bancários de todo o Brasil. Além disso, o Sindicato dos Bancários de São Paulo recolheu 111 mil assinaturas.

A entrega ocorre um depois da marcha de cerca de 10 mil trabalhadores do ABC que ocuparam na manhã desta quarta-feira, dia 30, a Via Anchieta, durante manifestação pelo fim da cobrança de IR na PLR e pela queda dos juros na economia.

"A carga tributária no Brasil recai mais sobre quem recebe menos, enquanto as grandes empresas contribuem com muito pouco", afirma o secretário-geral da Contraf-CUT, Marcel Barros, que representará a entidade na entrega dos abaixo-assinados.

O objetivo é pressionar o governo e o Congresso Nacional a corrigir uma das tantas distorções no sistema tributário brasileiro. De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco), entre agosto de 2010 e setembro deste ano, as pessoas físicas foram tributadas num total de R$ 89,9 bilhões, entre IR e valores retidos na fonte, como rendimentos do trabalho. No mesmo período, os bancos contribuíram somente com R$ 37,2 bilhões, somados os pagamentos da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, PIS/Pasep, Cofins e IR.

Agenda em Brasília

Os trabalhadores entregam os abaixo-assinados, às 11h, ao presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-RS). Eles pedirão agilidade na tramitação dos projetos de lei dos deputados Ricardo Berzoini e Vicentinho (ambos do PT-SP) que preveem a isenção total do IR sobre o pagamento da PLR.

Depois, às 16h, eles se reúnem com os ministros da Secretaria- Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Fazenda, Guido Mantega.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo e SMABC

Compartilhe: