dcoumento dilma site

“Mais Caixa para o Brasil” – este é o título do documento que lideranças dos trabalhadores do banco entregaram à presidente Dilma Roussef, na última quarta-feira, dia 15, em São Paulo. A carta faz uma retrospectiva dos mais de 150 anos de existência, uma síntese dos avanços ao longo dos últimos 12 anos e, ainda, cobra da candidata à reeleição uma maior valorização do papel da Caixa como banco público e gestor de políticas de Estado e dos seus empregados.

>> Clique aqui para ler o documento entregue a Dilma Rousseff.

O documento foi assinado por duas Federações Nacionais, das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal (Fenag), pela Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). De posse do impresso, Dilma se comprometeu a analisar as sugestões e reivindicações, além de encaminhá-lo aos responsáveis por seu plano de governo.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, o fortalecimento da Caixa não é possível sem a valorização de seu pessoal, pois são eles (empregados do banco) que tocam e colocam em prática os programas sociais do governo. “Por isso, o documento chama a atenção para questões fundamentais aos trabalhadores ativos e aposentados. A Caixa é um patrimônio do povo brasileiro, e não podemos permitir qualquer ameaça de enfraquecimento e privatização da empresa”, declarou.

Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT, elogiou recente declaração da presidenta à imprensa, apoiando enfaticamente os bancos públicos. "A sociedade brasileira não pode permitir o retrocesso e abrir mão dos bancos públicos, cuja importância para o desenvolvimento econômico e social tornaram-se mais evidentes do que nunca a partir da crise internacional de 2008", disse.

O presidente da Fenag, Nilson Moura, ressaltou que a carta foi finalizada após amplo debate com lideranças de todo o Brasil, durante o seminário “A Caixa Que a Gente Quer”, realizado em setembro.
Também participaram da entrega do documento à Dilma Rousseff o presidente da CUT, Vagner Freitas; a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira Leite; Eduardo Araújo, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília; e Kardec de Jesus Bezerra, presidente da Apcef/SP.

Documento entregue em anos anteriores

Jair Pedro Ferreira lembra que documentos com os principais anseios dos empregados da Caixa já foram entregues ao ex-presidente Lula, em 2002 e 2006, e à própria Dilma, em 2010. “Tenho certeza que esses textos foram essenciais para as conquistas que vieram a partir de 2003. Eles deram um norte ao governo, pois eram um retrato daqueles respectivos momentos, mostrando as melhorias já ocorridas e apontando caminhos para o que precisava avançar”, frisou, o presidente da Fenae.

Fonte: Agência Fenae

 

Compartilhe: