Por Meire Bicudo – CNB/CUT

A Campanha Salarial Unificada dos bancários já chega na terceira rodada de negociações sem nenhuma proposta concreta para a categoria.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ao invés de apresentar propostas que contemplem os anseios dos bancários, continuaram alegando dificuldades para atender às reivindicações.
Os representantes da Executiva Nacional dos Bancários reforçaram que esperam aumento real de salários nesta campanha, querem mudanças nos critérios da PLR, melhorando a sua distribuição, destacaram que querem agregar novas conquistas à Convenção Coletiva neste ano e citaram como exemplo o 13º na cesta-alimentação.
No contraponto, os bancos voltaram a discutir a ampliação da jornada, demonstrando que não têm compromisso com a geração de empregos no País e não se preocupam com a qualidade no atendimento dos bancos à população.
O presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas, ressaltou que, com a redução da jornada e a criação de dois turnos de trabalho, conforme reivindicam os bancários, além de gerar mais de 150 mil novos empregos, poderia permitir a ampliação do horário de atendimento para a população.
Os bancários cobraram ainda a implementação do auxílio-educação, mas os banqueiros afirmam que esta não é uma discussão para a Convenção Coletiva e que há muitas diferenças entre os bancos.
A Executiva reforçou que há nos bancos exigência cada vez maior de qualificação e que este critério é usado inclusive para dispensar bancários, por isso a necessidade de uma cláusula garantindo o benefício na Convenção.

• Mobilização para garantir propostas

Depois de três rodadas de negociação, os banqueiros ainda não apresentaram propostas, por isso, a Executiva Nacional dos Bancários orienta os bancários a intensificarem a mobilização para garantir a apresentação de uma proposta na próxima negociação.
Já estão previstas atividades para esta e para a próxima semana quando serão abordados temas como o emprego e a ampliação do horário de atendimento (de 19 a 23) e a PLR e balanço anti-social dos bancos na semana de 26 a 30. Já no próximo dia 30, ocorrem as atividades junto aos clientes com a denúncia do mal atendimento nos bancos.

Compartilhe: