Por Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT

A Executiva Nacional dos Bancários quer reabrir o processo de negociação com os banqueiros para resolver o impasse desta Campanha Salarial. A decisão foi tomada em 27 de setembro, durante a reunião entre os membros da Executiva, na capital.
Logo após a reunião, os bancários enviaram uma carta ao presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Márcio Cypriano, com o pedido.
A Executiva vai pedir, ainda, que a comissão de negociação da Fenaban – composta pelo Itaú, Bradesco, ABN/Real, HSBC e Unibanco – tenham a participação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

• Passeata
Os bancários também agendaram para esta quarta-feira, dia 29, uma passeata em todas as 24 capitais em greve e nas principais cidades do interior do País para chamar a atenção para a truculência dos banqueiros e da Justiça, que por meio de interditos estão tentando barrar o movimento.

• Quadro
Na última rodada de negociações, os banqueiros alegaram que a proposta de 8,5% de reajuste e mais R$ 30 para quem ganha até R$ 1500 é o máximo que podem oferecer. De lá para cá, a greve se espalhou para 24 capitais e cerca de 200 mil bancários cruzaram os braços. “Estamos indo para o 14º dia de greve e até agora os banqueiros não se manifestaram. Vamos aguardar a resposta para o nosso chamado e, se a proposta não for melhorada, a greve continuará” – destacou o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Carlos Cordeiro.

Compartilhe: