Em meio a uma Campanha Salarial conturbada, onde banqueiros afirmam não ter condições de cobrir as reivindicações dos bancários, diversos bancos, entre eles a Caixa, divulgaram aumentos nas tarifas cobradas de seus correntistas.
No caso da Caixa, as taxas sobem entre 10% e 33%, informou matéria da FolhaOnline, de 27 de setembro.

• Balanço

O balanço da Caixa 2003 revelou que um item que contribuiu para a lucratividade do banco foi a receita com prestação de serviços.
Em análise sobre o resultado do exercício 2003 da Caixa, publicada na revista espaço nº 44, o economista Humberto Pires Grault Vianna de Lima explicou que uma relação bastante utilizada pelo mercado para mensurar a eficiência das instituições financeiras é a comparação entre as receitas com prestações de serviços e as despesas de pessoal.
Na Caixa, em 2003, essa relação apontava 114% (R$ 4,6 bilhões: receitas com prestações de serviços; R$ 4 bilhões: despesas de pessoal), ou seja, as receitas com tarifas pagavam a totalidade dos proventos, benefícios e encargos e, ainda, apresentavam uma sobra de 14%.
“Enquanto as tarifas sobem em diversas instituições financeiras, conforme a Imprensa tem divulgado, a proposta dos banqueiros não muda” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

Compartilhe: