Em 10 de setembro, na capital, aconteceu mais um encontro de supervisores e tesoureiros de retaguarda do Estado.
O objetivo da reunião foi avaliar a manifestação realizada em 22 de agosto pelos empregados da área de retaguarda e debater os próximos passos na luta por melhores condições de trabalho e de salário.

• Denúncia

O primeiro assunto em pauta no encontro do dia 22 foi uma denúncia, feita pelos empregados presentes, de que teria havido “maquiagem” na avaliação (AVSunop) referente à semana do manifesto da área de retaguarda, ocorrido de 22 a 25 de agosto em todo o Estado.
De acordo com informações, após verificação do sistema no dia 25, foi constatado que as contas abertas no dia 22 de agosto não haviam sido tratadas e o AVSunop acusava, no dia 26, 100% da avaliação.
As denúncias dão conta de que a Sunop teria manipulado o sistema para que a manifestação não afetasse a avaliação.
A APCEF/SP encaminhou, em 12 de setembro, um ofício para a vice-presidência de Logística da Caixa (Vilog) relatando as denúncias e pedindo a apuração urgente dos fatos. “Se as denúncias forem confirmadas, estaremos diante de uma fraude” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

• Avaliação positiva e novo protesto

Apesar das suspeitas de fraude no sistema, os empregados consideraram o manifesto um sucesso em todo o Estado.
Durante o encontro, um novo protesto foi proposto: as contas abertas no período de 26 a 30 de setembro só devem ser tratadas no SIACN em D+4.
Os empregados da retaguarda presentes à reunião reafirmaram que irão participar da nova manifestação, inclusive com monitoramento diário do AVSunop, e de todas as atividades específicas da área para sensibilizar a direção da Caixa.
Disseram, também, que irão participar ativamente da Campanha Nacional dos Bancários. “Se não atenderem às nossas reivindicações, nosso próximo passo será a paralisação” – afirmaram os participantes do encontro.

• Unindo forças

A APCEF/SP repassou todos os informes do encontro para a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e pediu, ainda, que a manifestação proposta seja ampliada e organizada em todo o País, como parte da Campanha Nacional dos Bancários.
“Nosso objetivo é ampliar, cada vez mais, os debates e as manifestações em torno dos problemas da área de retaguarda” – completou Fabiana Matheus.
A CEE-Caixa acatou a proposta e a manifestação deve acontecer em todo o País.

• Encontros em todo o Estado

Além dos encontros realizados na capital, a APCEF/SP está organizando encontros de supervisores e tesoureiros de retaguarda em todo o Estado. Em 17 de setembro estavam previstas reuniões em Ribeirão Preto e em Bauru.
Acompanhe o calendário dos encontros nas demais localidades na página da Associação na internet.

Compartilhe: