Da Agência Fenae

Na sua segunda reunião ordinária, ocorrida no último dia 25, em Brasília, o Conselho de Usuários do Saúde Caixa aprimorou os debates sobre a necessidade de aperfeiçoamento da gestão e dos benefícios oferecidos pelo novo plano de saúde dos empregados, de acordo com as normas estabelecidas.
A reunião foi iniciada com informações sobre os sistemas de processamento de dados do Saúde Caixa.
Depois, os conselheiros discutiram sobre o andamento de uma pesquisa que a Caixa pretende aplicar a partir de abril para saber o nível de satisfação do novo plano entre os empregados.
Na reunião, o Conselho de Usuários debateu ainda diversas propostas relacionadas à ampliação no atendimento à medicina alternativa ou complementar e à extensão dos benefícios. À Gerência Nacional de Saúde e Ambiência Corporativa (Gesad) será solicitado estudo técnico a respeito desses assuntos.
Também serão encaminhados à Gesad pedidos de esclarecimentos acerca das auditorias médicas terceirizadas e da modificação do sistema usado para perícias médicas.
O Conselho de Usuários está acompanhando estudo técnico feito por uma empresa de consultoria, contratada a partir de sugestão do grupo de trabalho Saúde para elaborar relatório sobre a viabilidade de extensão dos benefícios do Saúde Caixa aos aposentados do PADV e integrantes do Grupo Familiar que hoje não estão sendo atendidos pelo novo plano, como no caso de pai/mãe, sogro/sogra e filhos maiores de 21 anos. O propósito é de que esse estudo seja apresentado em março à Caixa e, em seguida, ao Conselho de Usuários.
Outro nível de preocupação diz respeito à rede de credenciados ao Saúde Caixa. O Conselho de Usuários quer saber como anda a situação desses profissionais e, para isso, irá solicitar relatório à Gesad.
Uma das idéias em estudo é elaborar levantamento dos problemas com os credenciados, levando em conta que existem regiões em que esses serviços são monopolizados por cooperativas e os empregados ficam, muitas vezes, sem qualquer alternativa.
Foi discutida também a necessidade de ser estabelecida uma rotina de comunicação. Para colocar essa meta em ação, o Conselho de Usuários implantará uma caixa postal com o objetivo de acompanhar todas as demandas dos beneficiários do Saúde Caixa.
O assunto voltará a ser debatido em reunião ordinária agendada para 15 de abril, em Brasília. Antes, haverá um encontro extraordinário para tratar da avaliação atuarial do Saúde Caixa, marcado para os dias 13 e 14 daquele mês.

Compartilhe: