Da Agência Fenae

Acontece nesta terça-feira, dia 11 de janeiro, em Brasília, a última reunião dos atuais ocupantes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa (gestão 2008/2010), cujo mandato deveria ter sido encerrado em 31 de dezembro do ano passado, mas foi prorrogado para que pudessem analisar o cálculo financeiro e atuarial do exercício de 2011. Esse, aliás, é o único ponto de pauta do encontro.
A cerimônia de posse dos conselheiros eleitos em dezembro do ano passado está prevista para 1º de fevereiro, estendendo-se o mandato até a data de 31 de janeiro de 2014. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) conclama a Caixa a fazer a sua parte, fornecendo condições para que o Conselho de Usuários do plano de saúde cumpra as suas atribuições no próximo período com mais tranquilidade que os dois últimos mandatos.

Mais informações
A eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa ocorreu entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2010, sendo disputada por oito chapas. A chapa 2 – “Movimento pela Saúde”, que teve o apoio da Contraf/CUT e de outras entidades do movimento sindical e do movimento associativo, foi eleita com 35,7% dos votos válidos.
No próximo dia 1º de fevereiro, serão empossados os seguintes membros: titulares (Carla Renata Ferreira/SP, Alexandro Tadeu do Livramento/SP, Flávio Muller/RS, Adeir José da Silva/MG – aposentado e Vanessa Sobreira Pereira/DF) e suplentes (Fabiana Uehara Proscholdt/DF, Victor Palma/SP, Umberto Gil Alcon/MG, Paulo Roberto Borges de Lima/CE e Álvaro Roberto de Figueiro Murce/RJ – aposentado).
O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco membros indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Seus representantes podem ser reeleitos uma única vez de forma consecutiva.
A criação do Conselho de Usuários foi uma conquista dos trabalhadores, depois de muita luta do movimento sindical e associativo. Resultado de discussões realizadas no âmbito do GT Saúde, o Conselho de Usuários teve sua instalação assegurada após negociações entre a direção da Caixa Econômica Federal e o movimento nacional dos empregados, por meio da Contraf-CUT, passando a fazer parte do acordo coletivo de 2004.
Uma de suas principais atribuições é garantir maior transparência na gestão, possibilitando assim o aperfeiçoamento dos benefícios oferecidos.

Compartilhe: