Na terça-feira, 21, na reunião da comissão paritária do Plano de Cargos e Salários (PCS), em Brasília (DF), os representantes dos empregados conseguiu a resposta dos repressentantes do banco de que a Caixa manterá este ano as regras da promoção por mérito aplicadas em 2015.

"Já vinhamos cobrando a definição dos critérios e a divulgação imediata da sistemática ratificada em mesas de negociações permanentes", diz o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros.

A representação dos trabalhadores protestou contra o número de deltas por empregado na promoção por mérito aplicada em 2015. O resultado final ficou aquém do esperado: 1,01 por bancário, quando a reivindicação era de pelo menos 1,1 por trabalhador.

Outro problema, apontado desde a divulgação dos resultados da sistemática anterior, foi o índice significativamente alto de bancários com delta zero.

“Os critérios construídos pela comissão paritária permitem que o empregado consiga a promoção sem precisar contar com nenhum critério subjetivo", diz o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros, que integra a comissão paritária.

Para isso, é fundamental que o empregado esteja em dia com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), não tenha ausências injustificadas e realize ao menos 30 horas de cursos na Universidade Caixa durante o ano.

A realização de ao menos seis horas de cursos por mês, inclusive, é direito dos empregados, estabelecido pela cláusula 57 do ACT. "Em caso de dificuldades, a APCEF/SP e o Sindicato devem ser acionados para garantir o cumprimento da cláusula”, alerta o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros.

A ratificação da sistemática de promoção por mérito se dará nas próximas rodadas da mesa de negociações permanentes. Ainda sem datas definidas.

Compartilhe: