A Caixa Econômica Federal liderou o ranking de reclamações dos cidadãos contra instituições financeiras referente ao segundo trimestre de 2017, segundo informações do Banco Central. As equipes do BC monitoram as 25 principais instituições financeiras brasileiras, que respondem por mais de 95% dos clientes bancários.

Conforme a relação, que reúne bancos e financeiras com mais de 4 milhões de clientes, a Caixa registrou um índice de 29,11. Em segundo lugar aparece o Santander (28,58) e, em terceiro, o Bradesco (24,45). Em quarto lugar está o Banco do Brasil, com índice de 21,71, seguido do Itaú Unibanco (21,33), Banrisul (15,86), Votorantim (14,98), Midway (11,85), Omni (4,12), Pernambucanas (2,86) e Banco do Nordeste (0,00).

Para a elaboração do ranking são considerados os bancos de dados das ouvidorias das instituições, Procons e Secretaria Nacional do Consumidor, além de informações obtidas diretamente da base das instituições financeiras.

Em relação à avaliação negativa da Caixa, Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, afirma que tal situação decorre do processo de desmonte da empresa. “A política atual da direção e do governo visa o enfraquecimento do banco, a exemplo da reestruturação e da redução do quadro de pessoal. Quem paga o pato são os empregados, mais sobrecarregados a cada dia, e a população, já que o atendimento é prejudicado. Não podemos permitir a volta do projeto da década de 90, quando tentaram a todo custo privatizar a Caixa”, afirma.

Fonte: Fenae com informações do Banco Central.

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