APCEFs de todo o País realizaram, entre o fim de agosto e a primeira quinzena de setembro, uma radiografia da realidade enfrentada cotidianamente pelos empregados em suas unidades.
A ação – chamada Raio X – faz parte da campanha deflagrada pela Fenae e as APCEFs: Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil.
De acordo com o diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso, o levantamento está em fase de análise. “Nosso objetivo é estruturar um diagnóstico por segmento da Caixa” – explicou.
O próximo passo será a distribuição desses segmentos por APCEF. “A partir daí, serão feitos debates em torno dos problemas enfrentados. Os empregados de outros Estados poderão, inclusive, encaminhar reclamações e sugestões para a Associação que estiver responsável por tal segmento. Essa ação permitirá que tenhamos uma visão bem detalhada do dia-a-dia dos trabalhadores no País inteiro e que busquemos soluções efetivas para as demandas levantadas” – comentou José Carlos Alonso.
Em uma primeira abordagem dos resultados do Raio X pela Fenae, destacam-se, como principais itens de reclamação, falta de empregados, problemas com tecnologia e estrutura física inadequada das unidades.

• São Paulo

A APCEF/SP realizou o Raio X em diversas unidades das 18 Superintendências Regionais do Estado.
O levantamento abordou, entre outros pontos, o tamanho da defasagem na lotação de pessoal, a precariedade das condições de trabalho, o impacto na saúde dos bancários, o nível de terceirização de serviços, o comportamento da demanda por trabalho nas unidades e o desrespeito à jornada de seis horas.
Em São Paulo, a falta de empregados ainda é um dos itens de maior reclamação de funcionários, clientes e usuários da Caixa. “Isso gera muita insatisfação em todos os aspectos, pois o atendimento fica precário, o empregado fica sobrecarregado…” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

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