Nesta quarta-feira (15/6) circulou um rumor entre os empregados de implantação de mudanças no protocolo de prevenção contra a Covid-19. A mudança teria sido motivada por uma insatisfação do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, com o fato da agência Ceagesp estar fechada na manhã do dia 14, aguardando a higienização prevista no Protocolo 1, mesmo dia em que visitou a Ceagesp na companhia do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo informações que a Apcef/SP obteve, após encontrar a unidade fechada, o presidente Pedro Guimarães teria demandado a higienização e abertura imediata da unidade, o que teria ocorrido. Como desdobramento do fato, teria sido definido que as unidades passariam por “higienização preventiva”, com a limpeza feita pela equipe da própria unidade ao final de cada dia, o que faria com que não fosse mais necessário demandar a higienização prevista na aplicação do Protocolo 1, mantendo as unidades sempre em funcionamento.

O protocolo vigente para proteger empregados e clientes contra a Covid-19, porém, não sofreu qualquer alteração, e seguem vigentes, na íntegra, as medidas previstas pela CE Depes/Suber 0018/2022. Portanto, nos casos confirmados de Covid-19 entre os empregados, uma das medidas a ser tomada pela chefia da unidade continua sendo abrir o chamado para a higienização pela ferramenta log.caixa (opção limpeza Covid19 – Protocolo 1), aguardando o atendimento pela empresa terceirizada de limpeza.

“Se a Caixa tem qualquer justificativa para alterar o protocolo vigente, deve fazer o debate no Fórum de Condições de Trabalho, que conta com a representação de diversos segmentos dos empregados. Nós temos demandas e propostas para aperfeiçoar o protocolo, e temos muito subsídio para fazer este debate, não apenas um caso isolado como o da agência Ceagesp” disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “De qualquer forma, o que continua valendo é o protocolo atual”, alertou Leonardo.

Denúncia – Caso haja problemas na aplicação do protocolo, entre conosco pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br. O sigilo é garantido.

Compartilhe: