Ideia surgiu no lançamento da campanha “Se é público, é para todos” no Congresso; Projeto de Resolução é do senador Lindbergh Farias

A articulação para que seja formada uma Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos segue em curso no Congresso Nacional. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é o autor do Projeto de Resolução que cria a Frente e que já tem a adesão de outros parlamentares, entre deputados e senadores. A proposta tem como finalidade promover um amplo debate para manutenção dessas instituições, que fomentam o desenvolvimento nacional e interferem diretamente na vida dos brasileiros por intermédio de programas sociais em áreas essenciais como educação, moradia e agricultura, entre outras.

A ideia da Frente surgiu como um reforço à campanha “Se é público, é para todos”, quando de seu lançamento no Congresso Nacional pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas em 18 de outubro passado. Nacionalmente, a campanha pelo que é público teve início no mês de junho, e já percorreu dezenas de estados e regiões brasileiras. 

A coordenadora do Comitê, Rita Serrano, destaca que a criação da Frente é fundamental para que a questão dos bancos públicos ganhe visibilidade no meio político e na sociedade. “O Congresso Nacional pode e deve decidir em favor do Brasil e de seu povo. Com a Frente, o debate será intensificado e poderemos ter mais poder de pressão nas votações. Os bancos públicos são imprescindíveis na vida da maioria dos brasileiros”, avalia, antecipando que está previsto para maio um seminário em Brasília para debater e fortalecer a defesa das empresas públicas. 

Segundo dados do Banco Central, os bancos públicos brasileiros respondem por aproximadamente 50% do total de crédito na economia e representam 24,4% do PIB (Produto Interno Bruto), contabilizando-se apenas operações com crédito direcionado. A expectativa é de que a Frente possa ser criada até maio e, para isso, são necessárias 200 assinaturas. A proposta prevê que ela tenha a participação dos deputados e senadores que assinarem a ata de sua instalação.

Outras frentes – Existem hoje mais de duas dezenas de frentes parlamentares no Congresso, relacionadas a direitos dos trabalhadores da ativa e aposentados, específicas de empresas públicas ou relacionadas às dívidas dos Estados, entre outros temas. Clique no link a seguir e saiba mais sobre cada uma delas: http://www.comiteempresaspublicas.com.br/portal/comite-empresas-publicas/downloads/

Fonte: Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas

Compartilhe: