projeto piloto

Na última quarta-feira, dia 23, o Sindicato e a Contraf-CUT reuniram-se novamente com a Fenaban dentro do Grupo de Acompanhamento do Projeto-piloto, implantado em três cidades em Pernambuco. Foi a quinta reunião do grupo em Recife sobre o assunto.

O projeto-piloto de Segurança Bancária foi implantado há oito meses e já reduziu em 30% o número de assaltos aos bancos nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

De agosto do ano passado pra cá, as 209 agências das três cidades pernambucanas sofreram sete assaltos contra dez no mesmo período de 2012. Segundo um levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e da Fenaban, este ano, foram apenas dois ataques, enquanto no mesmo período do ano passado, foram três.

Para Jaqueline Mello, presidente do Sindicato, os dados comprovam que o Projeto-piloto tem sido eficaz. Ainda segundo ela, o número de assaltos a bancos em Pernambuco estava crescendo de forma assustadora e, com a implantação do projeto, a curva ascendente de assaltos foi invertida.

Os dados sobre o crime da "saidinha de banco" não puderam ser avaliados porque a Secretaria de Defesa Social (SDS) do governo de Pernambuco não compareceu. Também não participaram representantes das três prefeituras e do Ministério Público. As entidades serão novamente convidadas para a próxima reunião do Grupo de Acompanhamento, agendada para o dia 26 de maio, às 13h, no Recife.

Extensão das medidas para todo o país

Segundo o secretário de Imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, o balanço desses oito meses de Projeto-piloto é positivo.
Para ele, ainda há muito o que avançar, no entanto, já é possível constatar que os equipamentos implantados nas três cidades estão sendo eficientes para melhorar a segurança e, principalmente, proteger a vida das pessoas.

O Projeto-piloto foi conquistado pelos bancários na Campanha Nacional de 2012. Implantado em agosto de 2013, o acordo garantiu a instalação de porta giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e cofres com retardo, além da presença de vigilantes armados e com coletes a prova de balas. A duração do Projeto-piloto é de um ano.

Os bancários voltaram a cobrar melhorias nos biombos instalados pelo Itaú, na medida em que muitos não são opacos e por isso não garantem privacidade aos clientes na hora de sacar dinheiro nos caixas.

Qualidade nas imagens das câmeras

Ainda durante a reunião desta quarta-feira, o Sindicato e a Contraf-CUT cobraram da Fenaban que os bancos melhorem a qualidade das imagens das câmeras de segurança.

A reclamação foi apresentada por delegados da própria polícia, na última reunião, dizendo que muitas vezes não conseguem identificar os suspeitos no vídeo. Numa das ocorrências, o vigilante de uma agência não se reconheceu nas imagens.

Os representantes dos bancos ficaram de verificar as unidades com problemas. Além da boa resolução das imagens, os bancários defenderam também o monitoramento em tempo real fora do local controlado, como forma de inibir assaltos e auxiliar na identificação de suspeitos.

Outra cobrança feita pelos representantes dos bancários foi a instalação de vidros blindados nas fachadas das agências, medida não prevista no Projeto-piloto. Num dos assaltos registrados este ano no Recife, os ladrões entraram na agência quebrando os vidros com uma marreta.

A Fenaban negou a implantação de vidros blindados, alegando ter pareceres técnicos que mostram a ineficácia do equipamento. Os bancários rebateram, dizendo que as atuais fachadas são vulneráveis e facilitam o ataque dos bandidos.

Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco
 

Compartilhe: