O Saúde Caixa volta a ser pauta da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa nesta segunda-feira (24/8), 17 horas. A direção do banco também disse que apresentaria uma proposta para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na negociação da sexta-feira (21), a CEE/Caixa rejeitou em mesa as propostas do banco para o Saúde Caixa. O banco apresentou propostas que alteram o atual modelo de custeio do plano e quebram os princípios da solidariedade e do pacto intergeracional. Elas oneram significativamente os trabalhadores, uma vez que impactam nas mensalidades e coparticipação, além de individualizar a cobrança por usuário, de acordo com a faixa etária, e não mais por grupo familiar.

:: Empregados rejeitam propostas da direção da Caixa para o Saúde Caixa

“O banco diz que precisa mudar os princípios do Saúde Caixa com a justificativa de sua necessidade em atender aos níveis de capital previstos no Acordo de Basileia. Nós sustentamos que o dever de capitalizar a Caixa é do Tesouro Nacional, e não dos empregados, abrindo mão de direitos duramente conquistados e mantidos”, diz o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

“Ademais, a devolução dos IHCDs feita pelo presidente Pedro Guimarães deixa faz com que a argumentação da necessidade de capitalização no mínimo questionável”, reforça Kardec.

Tuitaço – Uma hora antes da negociação, às 16 horas, haverá um tuitaço para pressionar os bancos a apresentar propostas decentes. Participe, use as hashtags #PedroGuimarãesIngrato e #SaúdeCaixaParaTodos. Siga a Apcef/SP no Twitter: @apcefsp.

Compartilhe: