projeto piloto de segurança

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) reúnem-se nesta terça-feira, dia 18, em São Paulo para avaliar o andamento do projeto-piloto de segurança bancária, implantado nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O projeto consiste em uma conquista das negociações da Campanha Nacional de 2012.

As medidas de caráter experimental foram implantadas pelos bancos e incluem portas giratórias com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e cofres com retardo, entre outras. Os primeiros resultados revelam queda nos assaltos a bancos em Pernambuco e redução nas ocorrências de “saidinho de banco” nas três cidades, conforme estatísticas da Secretaria de Defesa Social relativas ao período de 2012 e 2013.

Um grupo de trabalho, integrado pela Contraf/CUT, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Fenaban, está acompanhando o projeto-piloto em Recife, que já se reuniu três vezes, entre novembro de 2013 e janeiro deste ano. Houve também reuniões com representantes das 209 agências envolvidas, com a participação de delegados da Polícia Civil.

Em 2013, a pesquisa nacional da Contraf/CUT e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese, apurou 65 mortes em assaltos envolvendo bancos, uma média de 5,4 vítimas fatais por mês, o que representa aumento de 14,04% em relação a 2012, quando foram registrados 57 assassinatos. Uma constatação: os bancos não podem continuam indiferentes diante dessa tragédia.

Estatísticas de assaltos a bancos
Na reunião com o Comando Nacional dos Bancários, além do acompanhamento do projeto-piloto, a Fenaban deverá informar a estatística nacional de assaltos e ataques a agências e postos de atendimento, cujos roubos tenham sido consumados ou não, referentes ao segundo semestre de 2013. Os números informados do primeiro semestre revelaram 169 ocorrências, uma queda de 18,5% em relação ao período de janeiro a junho de 2012, o que surpreendeu os bancários.

O acesso às estatísticas dos bancos está garantido pelo item "d" da cláusula 32ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Isto, aliás, foi uma conquista da campanha salarial 2010.

Na avaliação da Contraf/CUT, conhecer os números das estatísticas é muito importante, pois trazem novos elementos para a luta da categoria bancária pela implantação de medidas que garantam prevenção contra assaltos e sequestros e protejam a vida de trabalhadores e clientes.

Fonte: Fenae Net

 

Compartilhe: