Nesta quarta-feira (8), o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, teria apresentado representação no tribunal em que pede a investigação, e o devido afastamento, dos presidentes do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e da Caixa, Pedro Guimarães, por uso político das instituições no episódio do manifesto da Febraban. A informação foi publicada no site da revista Veja na manhã desta quarta. 

Há poucos dias BB e Caixa ameaçaram deixar a Febraban após a entidade articular um manifesto onde defendia a harmonia entre os poderes em contraposição às ameaças do presidente Jair Bolsonaro à órgãos como o Supremo Tribunal de Justiça e seus ministros.

Pedro Guimarães não disfarça seu apoio político a Bolsonaro, inclusive se tornando garoto propaganda da gestão federal nas viagens que realiza pelo Brasil custeadas pelo banco e, apesar do procurador citar ingerência no episódio envolvendo a Febraban, já são diversas as situações em que isto se verifica, conforme publicado aqui.

“Para nós, se verificada a representação, ainda não confirmada em outras fontes, e apesar do atraso, é positiva para a Caixa. Os representantes dos empregados já fazem a denúncia da ingerência política com todas as comprovações há tempos, mas recebemos com entusiasmo a notícia da procuradoria fazendo coro com nossa posição, pois a utilização da Caixa politicamente por Pedro Guimarães põem em risco a empresa e todo o papel que ela representa no país e é preciso barrar tais atitudes o quanto antes”, apontou Vivian de Sá, diretora da Apcef/SP. 

Compartilhe: