Da Agência Fenae

A Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e membros da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) estiveram reunidos em 9 de março, em Brasília, com representantes da Comissão de Negociação da Caixa.
A reunião foi agendada para tratar de assuntos pendentes como a implantação do novo Saúde Caixa elaborado pelo GT Saúde. Confira abaixo os pontos discutidos durante a rodada de negociação:

• Saúde Caixa

A CNB/CUT defende gestão paritária para o conselho deliberativo do Saúde Caixa, enquanto a empresa propõe gestão proporcional à contribuição, deixando claro que não abre mão do controle sobre esse conselho. Não houve acordo quanto a esse item e o assunto será alvo de novas negociações.

• Jornada de trabalho

A CNB/CUT informou à Caixa que as denúncias sobre as irregularidades na marcação das horas extras feitas pelos empregados estão aumentando em todo o Brasil.
Solicitou, em decorrência disso, que a empresa administre a questão das horas extras de modo a evitar que os empregados sejam prejudicados.
Em resposta a esse pedido, a Caixa informou que, por meio da CI Direh 337/03, já orientou suas unidades para que observem corretamente o previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2003/2004 e na legislação vigente. Informou que expedirá nova orientação com este objetivo.
A Caixa comunicou, ainda, que os Ministérios do Planejamento e da Fazenda autorizaram a criação de 3 mil novos cargos de gerentes, para a abertura de 300 novas unidades. Durante a reunião os representantes da empresa disseram que a direção da Caixa pretende realizar, ainda neste semestre, novo concurso público nas regiões em que o prazo de validade do último concurso expira em junho próximo. Disse, também, que aguarda autorização dos dois Ministérios para o pedido de contratação de 8.800 novos bancários.

• RH 002

Sobre a norma RH 002, que trata da contratação dos novos empregados, a CNB/CUT defendeu algumas alterações imediatas para que não ocorra onda de demissões nas unidades. A empresa reconheceu falhas no atual normativo e comunicou que está preparando novo instrumento sobre essa questão, a ser apresentado à CNB/CUT antes de sua publicação.
Os representantes da empresa disseram que aceitam discutir as diversas possibilidades para alterar a atual sistemática de avaliação do desempenho profissional dos empregados.
A Caixa se dispôs a analisar, em conjunto com a CNB/CUT, os casos de demissões ocorridos recentemente.

• Dinâmica dos GTs

A CNB/CUT cobrou a adoção de medidas que proporcionem o imediato funcionamento dos grupo de trabalho de segurança bancária, PCS/PCC e RH 008.
Os representantes da Caixa assumiram o compromisso de dar início aos trabalhos dos GTs a partir da próxima semana.

Compartilhe: