Responsável por realizar 70% dos sonhos de casa própria do povo brasileiro, a Caixa está ameaçada e precisa do apoio da sociedade. Esta foi a tônica da entrevista que o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, concedeu nesta quinta-feira (9) ao jornalista Leonardo Attuch, à TV 247. “Se falarmos da população de baixa renda, os financiamentos habitacionais avançam ao patamar de 90%. Com o desmonte da Caixa, não haverá substituto para esta demanda, pois os bancos privados não atendem esta faixa”, sustentou Jair.

“Desinvestimento” é a figura de linguagem que o governo tem utilizado para justificar a venda de partes importantes do banco, como loterias, seguros e cartões. Na prática, isso significa privatizar o único banco 100% público do Brasil, que completa 159 anos no próximo domingo (12) com histórica função social. “O movimento iniciado pela atual gestão é vender pedaços do banco. Mas a Caixa é da população”, reforçou Jair durante o bate-papo, realizado via YouTube, com a participação de internautas. 

Mobilização nacional

Nesse sentido, pontuou Jair, a campanha nacional #ACAIXAÉTODASUA, lançada ano passado, está conquistando adesões. A iniciativa visa chamar a atenção dos empregados do banco público e da população para os prejuízos que a venda de partes da empresa trará para a sociedade. Na próxima segunda-feira (13), empregados da Caixa se unem a entidades defensoras do banco para um Dia de Luta em todo o país. “É importante que as pessoas se informem e conversem com seus familiares, associações comunitárias, igrejas e grupos sociais que frequentam. A ameaça é real e os danos podem ser irreversíveis”, alertou Jair.

Acesse www.acaixaetodasua.com.br e saiba mais.

Assista abaixo a entrevista completa: 

Compartilhe: