Representantes da APCEF/SP acompanharam, na manhã da última terça-feira, dia 27, uma fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ao prédio da Caixa no Brás, região central da capital.

A unidade, que abriga várias áreas-meio (CIOPI, CITDI, GITEC e a Centralizadora de Atendimento de Teleserviço), além da agência Brás foi alvo constante de reclamações por parte dos quase mil empregados que atuam no local e, inclusive de outras fiscalizações da SRTE por questões de segurança. Algumas notificações – e ausência de resoluções -datam de mais de um ano.

O elevador de cargas no térreo, pertencente ao setor da Ciopi, foi interditado, pois após a notificação das irregularidades não foi adequado às normas de segurança, como avisos, cancela e guarda-corpos, além da cabina do elevador não estar nivelada ao pavimento.

Ainda nesta fiscalização foram constatadas irregularidades no setor de manutenção, com bancadas de serviço sem luzes suplementares, maquinários que não atendem à NR 12, sinalização de segurança e luminária irregular no almoxarifado. No quadro de força também foram encontradas irregularidades: os circuitos devem ser identificados, para facilitar o uso. No refeitório, a fiscalização notificou sobre a necessidade de dimensionar a qualidade e quantidade dos refrigeradores e micro-ondas disponibilizados aos empregados.

A Caixa também foi notificada a pagar as horas extras aos membros das Brigadas de Incêndio relativas às atividades de treinamento prático e teórico.

A formalização das notificações será na sexta-feira, dia 6 de junho, na sede do SRTE, em reunião com representantes da Gilog/SP, Gipes/SP e CITDI. A APCEF/SP irá acompanhar os desdobramentos do caso.  

 

Compartilhe: