Nesta terça-feira (16/5), empregados da Caixa de diversas regiões do Estado, ocupantes das funções de caixa, tesoureiro e avaliador de penhor, de forma efetiva ou por minuto/prazo, participaram da plenária organizada pela Apcef/SP, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Fetec-CUT/SP, para debater as condições de trabalho e demandas relacionadas ao exercício das funções.

Na reunião foi apresentado o histórico destas funções na Caixa, com os avanços e retrocessos desde 1998, ano em que a Caixa extinguiu a função de caixa pela primeira vez e alterou a jornada de trabalho de tesoureiros e avaliadores para oito horas. Em seguida, foi feito um relato de como foram as duas primeiras reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de funções por minuto e foram apresentadas as propostas que os representantes dos empregados no GT levaram à mesa de negociação.

Posteriormente, os bancários que participaram da reunião fizeram relatos de suas rotinas e dos principais problemas enfrentados. Acúmulo de função, desvio de função, pressão por venda até mesmo para tesoureiros, problemas relacionados à segurança, aos sistemas, à estrutura, verba de quebra de caixa, valorização das funções, atribuições, treinamento e ilegalidades cometidas pela Caixa no cálculo da remuneração dos ocupantes das funções em caráter não efetivo foram os itens mais apontados pelos participantes da reunião.

 “A participação de nossos colegas foi importante. As contribuições recebidas pelo link – que passaram de 300 – e o número de inscritos para a plenária – que superou os 130 – demonstra o interesse no tema. Os debates mostraram que as propostas levadas ao GT estão alinhadas com as expectativas dos empregados, que esperam que a Caixa apresente respostas às demandas apresentadas”, avaliou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Mobilização – Como forma de mostrar a insatisfação dos empregados com as atuais condições e pressionar a Caixa a avançar nas discussões do GT, foi definido, como encaminhamento da plenária, que os empregados que exercem estas funções incluam uma ocorrência no SIOUV (atender.caixa/siouv > Ocorrência > Incluir ocorrência interna), no dia 18/5 (data da próxima reunião com o banco), o seguinte texto: “Nos últimos anos, nossas condições de trabalho nas funções de caixa, tesoureiro e avaliador tornaram-se cada vez piores. Para que voltemos a ter condições dignas, é necessário que as designações efetivas sejam retomadas e que as demandas apresentadas pelos representantes no GT, sejam atendidas.”

Compartilhe: