Após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentar ao Comando Nacional dos Bancários proposta de reajuste salarial de 6,5% no salário, na PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil, a categoria já prepara a realização de assembleias.

A apresentação do índice ocorreu na segunda-feira, dia 29 de agosto, mas a negociação se encerrou apenas na terça-feira, dia 30. A negociação específica da Caixa ainda estava em andamento até o fechamento desta matéria.

Com uma proposta que não repõe a inflação projetada em 9,57% e falta de garantia de empregos, o Comando indica a realização de assembleias no dia 1, quinta-feira. Nelas serão analisadas as propostas da Fenaban. Caso haja indicativo de greve, a paralisação terá de começar no dia 6.

A lei define que “ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas da paralisação”. Por tanto, se a realização de greve for decidida no dia 1 de setembro, haverá assembleia organizativa no dia 5 para que a paralização comece no dia 6, uma terça-feira.

Cada sindicato é responsável pela organização da assembleia na base que representa. Por isso, os empregados da Caixa devem procurar a entidade representativa de sua região para saber data, local e horários das assembleias.

 

Compartilhe: