• Edição n. 71 – julho/setembro 2010 •

Oferecer oportunidades e capacitação profissional são os principais focos do Centro de Desenvolvimento Humano do Centro Comunitário (CDH Cecom), um projeto da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Moradia e Cidadania em parceria com a APCEF/SP, que completou um ano no último mês de agosto.
Neste primeiro aniversário do projeto, há muito mais a ser comemorado do que apenas os 12 meses de início das atividades.
Voltado para os moradores da comunidade da Vila Joaniza, que fica próxima ao clube da APCEF/SP, na capital, o projeto atende, atualmente, 844 pessoas, entre adultos e crianças, seja por meio de cursos de capacitação profissional nas mais diversas áreas, seja por meio do esporte e da cultura.
No primeiro ano de vida, o CDH Cecom disponibilizou aulas de informática, reforço escolar, artesanato, violão, teatro, capoeira, secretária do lar, espanhol, culinária e capacitação de professores. Junte-se, a todas essas atividades, o coral dos moradores, que conta com participantes com idades entre 5 e 70 anos.
“Estamos muito felizes com a receptividade do projeto pela comunidade. Temos cerca de 5 mil pessoas inscritas aguardando uma oportunidade para participar das atividades. Isso demonstra a credibilidade que temos e a vontade dos moradores de crescer profissional e culturalmente”, comemorou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

Ampliação do projeto
A partir de setembro, serão implementadas mais três novidades no CDH Cecom: a oficina de costura; o curso de alfabetização para adultos e o projeto Lego Bloco a Bloco, o Brasil que queremos, cujo tema é As cidades que queremos, utilizando racionalmente os recursos energéticos, que tem o objetivo de estimular os jovens a buscar formas alternativas de utilização racional de recursos energéticos na comunidade.
O CDH Cecom conta com a participação de 28 voluntários no acompanhamento das atividades, sendo que seis deles começaram como alunos dos cursos oferecidos pelo próprio projeto.
“Quando unimos forças em prol de um objetivo comum, alcançamos bons resultados. É isso o que acontece com o CDH Cecom: estamos ampliando os ramos de atuação e, com isso, atingindo muito mais pessoas com o projeto, oferecendo oportunidade e qualidade de vida”, completou o diretor-presidente da APCEF/SP.

Festa no Centro Comunitário

Em 28 de agosto, a APCEF/SP celebrou o aniversário de um ano do CDH Cecom com uma festa no clube da Associação na capital, local que abriga o projeto.
Os participantes da capoeira, do coral, do teatro e da música alegraram a comemoração com uma apresentação conjunta de suas habilidades, adquiridas no projeto ou, até mesmo, nele aperfeiçoadas. Em seguida, teve o tradicional “parabéns”, com distribuição de bolo aos presentes.
Na ocasião, a coordenadora do projeto, Silvana Baroni Goulart, enalteceu aqueles que dedicam seu tempo para ajudar outras pessoas como voluntários. “Doar o nosso tempo em favor do próximo é algo maravilhoso e somos privilegiados nesse sentido”, afirmou Silvana, que lembrou uma frase dita pelo sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho, idealizador e fundador do Comitê de Ação da Cidadania contra a fome, a miséria e pela vida: “Só a participação cidadã é capaz de mudar o País”.
Estiveram presentes à comemoração – além de diretores da APCEF/SP e responsáveis pelo projeto CDH Cecom – o coordenador estadual e a gerente de relações institucionais da Moradia e Cidadania em São Paulo, respectivamente, Marco Antônio Gonçalves e Diva de Souza Dias; a coordenadora do Projeto Lego Bloco a Bloco, Neuza Costa; a diretora- -executiva eleita da Funcef, Renata Marotta; e integrantes do CDH São Mateus.

Oficina de costura
Entre as novidades anunciadas na comemoração de 1 ano do CDH Cecom está o início das atividades de uma oficina de bolsas.
Trata-se de uma pequena fábrica montada graças à doação de quatro máquinas de costura industriais e de duas caseiras, feita pela APCEF/SP. O curso contará com 66 alunos e deve ter início ainda em setembro.
Os materiais utilizados nas oficinas serão, principalmente, tecidos e banners de divulgação. “Já recebemos doações de algumas empresas, como a Oficina de Toalhas e a Confecção de Laranjeiras, para início das atividades”, contou a coordenadora de projetos do CDH Cecom.
Para Sérgio Takemoto, o CDH Cecom é uma pequena contribuição no meio de tantas que podem ser feitas por cada um de nós na comunidade em que vivemos. “O exercício da cidadania tem de ser diário, independente do local em que estamos. Podemos, sim, fazer a nossa parte e ajudar a melhorar o mundo”, concluiu.

Moradia e Cidadania
Desde sua fundação, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Moradia e Cidadania beneficiou muitas pessoas. Somente em 2006, quase 200 mil cidadãos tiveram acesso a oportunidades de educação, geração de trabalho e renda, graças ao trabalho da entidade.
Conheça detalhes dos projetos da Oscip no site www.moradiaecidadania.org.br.
O CDH Cecom – um dos projetos da Moradia e Cidadania, criado em parceria com a APCEF/SP – funciona dentro do Centro Comunitário da Associação, na Avenida Yervant Kissajikian, 1.256, em Interlagos, capital. Para saber mais, ligue (11) 5614-1162.
Você pode exercer sua cidadania sendo voluntário, contribuindo financeiramente, doando bens materiais e serviços, indicando pessoas que possam auxiliar a entidade.

Compartilhe: