Balanço dos trabalhos da gestão 2008-2001 na APCEF Cidadã

O trabalho da APCEF/SP relacionado à responsabilidade social ganhou um novo impulso depois de firmada a parceria com a ONG Moradia e Cidadania, em agosto de 2009. Até então, a Associação coordenava apenas o projeto Cidadãos do Esporte, que atende cerca de 50 crianças da comunidade carente localizada próxima ao Centro Comunitário, na Vila Joaniza, capital.
Duas vezes por semana, os participantes do Cidadãos do Esporte praticam atividades esportivas sob a supervisão de profissionais da entidade. “Quando as crianças completavam 14 anos – idade- -limite para fazer parte do projeto -, não tínhamos outra opção para oferecer a eles. Por isso, firmamos essa importante parceria”, contou a secretária de Responsabilidade Social da APCEF/SP, Carla Renata Ferreira.
A parceria possibilitou a implantação de um novo modelo, batizado de Centro de Desenvolvimento Humano (CDH Cecom), inspirado em projetos semelhantes implantados pela ONG Moradia e Cidadania nas zonas norte e leste da capital. “Além das crianças, agora também temos condições de atender os demais moradores da comunidade. Já são mais de 800 participantes das oficinas oferecidas”, completou Carla Renata.
O CDH Cecom funciona no Centro de Convivência Moysés Leiner, dentro do Centro Comunitário da APCEF/SP, em Interlagos, na capital. O projeto tem como foco a geração de trabalho e renda por meio de oficinas de diversas ordens, cursos de teatro, de dança, de corte e costura, coral… Uma delas foi criada graças à doação de máquinas de costura pela Associação.
O CDH Cecom conta com a participação de 28 voluntários no acompanhamento das atividades, sendo que seis deles começaram como alunos dos cursos oferecidos pelo próprio projeto.
Em agosto do ano passado, a APCEF/SP celebrou o aniversário de um ano da parceria com uma bela festa, que contou com a participação de alunos da capoeira, do coral, do teatro e da música.
“A união entre a nossa entidade e a ONG Moradia e Cidadania busca oferecer oportunidade para os moradores da comunidade melhorarem a qualidade de vida ”, finalizou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

Compartilhe: