O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Foi criado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, e é celebrada anualmente em todo o mundo. 

O Instituto Nacional de câncer (INCA), que participa do movimento desde 2010, promove uma série de eventos e debates sobre o tema, além de produzir materiais informativos visando potencializar o acesso à informação.

O objetivo principal de profissionais de saúde de todo mundo é que mais e mais mulheres façam o autoexame, de forma a detectar precocemente o câncer de mama, aumentando as chances de cura.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A campanha do INCA traz como tema “Câncer de mama: juntos, sem medo” e, como faz todo ano, lançou em conjunto com o Ministério da Saúde, uma cartilha que aborda o tema. Baixe aqui.

Compartilhe: