Da Contraf-CUT com Fenae


Foto: Fenae

Durante a segunda rodada de negociações específicas da Campanha Nacional, realizada no último dia 17, em Brasília, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, cobrou da direção da Caixa o atendimento das reivindicações sobre saúde do trabalhador e Saúde Caixa.
Comando apresenta propostas – foi destaque entre os itens apresentados pelos empregados a criação de unidades específicas para Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa, no mínimo, uma por Estado, com a criação de representações dessa nova área em todas as Superintendências Regionais.
Em resposta, a direção da Caixa alegou dificuldades em ampliar o contingente existente atualmente para todos os Estados por causa de alto custo. Para os representantes do banco, a melhoria do atendimento em saúde poderá ser alcançada pela adoção de outras alternativas.
Foi lembrado aos representantes da empresa que a falta de uma gestão eficiente potencializa os problemas, dado que a questão da saúde não se resume a equipes, mas também tem a ver com acompanhamento e negociação.
Avaliação – até agora, ocorreram duas rodadas de negociações específicas, mas a Caixa sequer apresentou uma proposta global para as reivindicações de seus trabalhadores.
Na rodada do dia 10, por exemplo, foram negados itens como isonomia, questões relativas à Funcef, pagamento do tíquete-alimentação aos aposentados, carreira e definição de critérios para descomissionamento.
Diante dessa intransigência, a hora, portanto, é de ampliar a mobilização. “O único caminho para avançar é a participação maciça e efetiva dos empregados nas manifestações”, afirmou a diretora da APCEF/SP Ivanilde Moreira de Miranda.
Acompanhe, no quadro abaixo, outros desdobramentos do encontro do dia 17 de agosto.

Compartilhe: