Nesta terça-feira, 10 de dezembro, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários retomará as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre o aditivo para impedir a aplicação da Medida Provisórias 905 (MP 905) para a categoria bancária.

Na última reunião, realizada em 26 de novembro, ficou acertada, entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban, a manutenção da jornada de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários atuais, e que as negociações sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) continuam sendo realizadas com os sindicatos, restando apenas fechar a redação sobre os termos acordados.

A intenção é acertar as divergências na redação do acordo. Todos os pontos que constam na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários – assinada por todos os bancos e entidades representativas dos bancários, com vigência até 31 de agosto – devem ser respeitados integralmente.

Derrubada da MP 905 – Independente das negociações com a Fenaban sobre a MP 905, sindicatos e entidades representativas dos bancários e das demais categorias devem manter a mobilização contra a medida provisória e o diálogo com parlamentares sobre o tema. 

O Comando só pode negociar com a Fenaban os pontos que afetam a categoria bancária. Porém, a MP 905 possui outros graves ataques aos direitos dos trabalhadores como o fim da regulamentação de diversas profissões, reduz direitos e remuneração dos mais jovens, possibilita o achatamento de salários dos mais experientes e institui imposto sobre o seguro-desemprego.

Compartilhe: