A Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) definiu um calendário de ações para ampliar a luta na defesa deste direito dos empregados. Uma delas é a live “PLR Social em debate”, que será realizada nesta quinta-feira (1), às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube Facebook da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Vão participar da live o presidente da Federação, Sergio Takemoto; a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt; o presidente da Apcef/SP e integrante da CEE/Caixa, Leonardo Quadros; o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Gustavo Cavarzan e o assessor jurídico da Fenae, advogado Paulo Roberto da Silva.

“É muito importante que os empregados participem da live. O que a direção do banco está fazendo com os empregados é desumano. Depois de um ano de total dedicação e empenho para pagar o auxílio emergencial a 120 milhões de pessoas, o reconhecimento da Caixa é retirar direitos dos trabalhadores. Não vamos permitir este ataque a um direito histórico, conquistado com muita luta”, destacou Sergio Takemoto.

Uma apuração do Dieese identificou que a Caixa pagou a PLR Social com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente. O erro gerou uma perda que pode chegar até R$ 1.593, dependendo do empregado. Como justificativa, a Caixa informou que os empregados não atingiram as metas estabelecidas e por isso utilizou o percentual de 3% em vez de 4%.

“Isto é má fé. A PLR está condicionada ao desempenho da Caixa em programas sociais. Utilizar as metas comerciais desumanas para avaliar o desempenho dos colegas é uma falta de respeito. Os empregados superaram a meta em outros itens e a Caixa não considerou. Onde está a valorização dos empregados?”, questionou a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.

A live também vai discutir as recentes decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as admissões dos empregados por meio de ações judiciais. Os participantes também vão debater o julgamento da Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho, que trata da contratação dos concursados da Caixa de 2014 e tem como assistentes a Fenae e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). O julgamento está marcado para o dia 7 de abril, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO).

Live: PLR Social e decisões do TCU
Data: Quinta-feira (1)
Horário: 19h
TransmissãoYoutube Facebook da Fenae

Compartilhe: