Da Agência Fenae

Foi dada a largada para os debates da campanha salarial unificada da categoria bancária em 2005.
As primeiras discussões sobre o tema estiveram em pauta na reunião que a Executiva Nacional dos Bancários realizou em 4 de maio, na capital.
Na ocasião, os representantes da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), federações e sindicatos de bancários esboçaram um calendário de atividades, que deverá ser fechado no próximo encontro da Executiva Nacional, no dia 18 de maio, a partir das 10 horas, na capital paulista, desta vez com a presença também de representantes dos sindicatos de todas as capitais.
A idéia é que no calendário a ser definido pela Executiva Nacional dos Bancários constem atividades como os congressos e encontros por bancos, as conferências regionais, os encontros de mulheres, de jovens e de saúde e condições de trabalho e a conferência nacional. Caso de fato sejam aprovados, os encontros de jovens e de saúde serão realizados pela primeira vez. No ano passado ocorreu o de mulheres, que foi considerado bastante proveitoso.
A estratégia para este ano foi assim antecipada por Vagner Freitas, presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva Nacional: “Para que tenhamos uma boa conferência nacional e campanha salarial forte, queremos fortalecer ainda mais as conferências regionais, de modo que elas propiciem a participação do maior número possível de bancários e alcancem maior qualidade nas discussões”.

• Dia Nacional de Mobilização

Durante a reunião, a Executiva Nacional dos Bancários deu aval para os sindicatos de bancários e as associações de pessoal realizarem o Dia Nacional de Mobilização em 12 de maio no âmbito da Caixa Econômica Federal. A atividade foi aprovada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), que reuniu-se na semana passada, em Brasília, e faz parte da campanha nacional para pressionar a direção da empresa a encarar as negociações permanentes com a devida seriedade.

Compartilhe: