Em 14 de julho, o grupo de trabalho sobre o Processo Seletivo Interno (GT PSI) esteve reunido, em Brasília, para a retomada das discussões.
Ao contrário do que aconteceu na última reunião do GT PSI, em 2 de junho – quando os representantes da Caixa comparece- ram ao encontro com a finalida- de de fechar o relatório e encerrar as atividades do grupo de trabalho -, a direção do banco apresentou disposição para avançar nas discussões sobre a nova sistemática, iniciadas em maio do ano passado e paralisadas posteriormente pela própria empresa.
Durante o encontro, representantes dos empregados no grupo de trabalho também cobraram uma posição a respeito da elaboração de critérios para a dispensa da função. Os representantes da Caixa concordaram com a necessidade de um debate. As propostas acerca dessa questão serão discutidas nas próximas reuniões.
O assunto havia sido levantado no início dos trabalhos do GT e, na reunião de 2 de junho, a direção do banco apresentou ponderações que levaram as discussões à estaca zero.

Novo questionamento
Os representantes dos empregados no GT levantaram outro ponto: o da demanda dos administradores de rede e engenheiros de comunicações do banco. Questionaram a respeito da impossibilidade de participação deles nos processos seletivos internos.
A direção da Caixa informou que a não-participação está restrita apenas a cargos técnicos e que a RH 060 prevê a participação desses empregados em processos seletivos para cargos gerenciais.
Na avaliação do GT PSI, como a mudança dessa situação depende de alteração no Plano de Cargos e Salários/Plano de Cargos Comissionados (PCS/PCC), tal demanda será encaminhada para o grupo de trabalho PCS/PCC.
Durante a reunião, os representantes do banco assumiram, ainda, compromisso de apresentar, no próximo encontro do grupo de trabalho – previsto para 16 e 17 de agosto -, o resultado da apuração sobre o PSI de auditores, realizado em 2002.
“Depois da pressão exercida pelos representantes dos empregados, a direção da Caixa mostrou-se disposta a retomar os debates e a dar continuidade aos trabalhos no grupo” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP e membro do GT PSI, Fabiana Matheus. “Esperamos que a disposição na busca de alternativas para as questões permaneça até o fim das discussões” – completou.
Os representantes dos trabalhadores pretendem concluir os debates no fim de agosto.

Compartilhe: