A prova de vida para os assistidos da Funcef nascidos em março começou no dia 1º e vai até o dia 31/3. Os pensionistas também devem fazer o procedimento, no entanto, devem levar em conta a data de nascimento do titular.

O procedimento deve ser feito pelo aplicativo da Fundação, disponível gratuitamente no Google Play (Android) ou App Store (Apple). Vale ressaltar que o ícone da prova de vida está disponível apenas para os convocados no mês.

Fabiana Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) faz um alerta: “Os assistidos e pensionistas que não recebem os benefícios pelo convênio Funcef devem ficar atentos ao calendário da prova de vida no INSS porque, obrigatoriamente, precisam fazer por lá também”, explicou.

Por causa da pandemia, a prova de vida no INSS ficou suspensa desde março de 2020. A obrigatoriedade será retomada a partir de maio deste ano, de forma escalonada, de acordo com a data de vencimento da comprovação de vida.

tabela_fucef_400.JPG

Convênio  Funcef/INSS – Fabiana Matheus critica a falta de posicionamento da Funcef sobre a renovação do convênio com o INSS. Segundo a diretora da Fenae, o problema já se arrasta desde dezembro de 2019 e a Fundação parece não estar interessada em resolver a questão. “Até hoje não sabemos qual será a postura da Funcef se, efetivamente, o convênio não for renovado. Se não renovar, ano que vem todo mundo vai ter que fazer a prova de vida na Funcef e no INSS. Sem o convênio, os participantes serão empurrados para as filas, sobrecarregando ainda mais as agências, o próprio INSS, que já está sucateado, e  arrisca a saúde dos beneficiários diante da pandemia”, ressaltou.

Como fazer a prova de vida pela Funcef – Ao entrar no aplicativo, clique em prova de vida e siga as instruções apresentadas em vídeo explicativo. O procedimento é feito com biometria facial. Portanto, será preciso fazer uma foto sua nítida em local de boa luminosidade. A imagem não pode estar embaçada ou tremida e não são permitidos óculos, máscara, chapéu ou boné.

O passo seguinte é fazer uma foto da frente e do verso do documento de identificação (RG ou CNH) válido. Se usar a carteira de motorista, será necessário retirá-la do plástico. Feito isto, é só finalizar o processo.

As dúvidas e dificuldades estão sendo respondidas pelo telefone: 0800 706 9000 ou pelo chat do aplicativo.

Como fazer a prova de vida pelo INSS – No dia 23 de fevereiro, o governo ampliou o número de aposentados e pensionistas que poderão fazer a prova de vida por biometria facial no aplicativo Meu INSS. Acesse o endereço www.meu.inss.gov.br ou baixe a ferramenta gratuitamente no Google Play ou App Store (Apple).

Compartilhe: