Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Depois de 14 dias de greve, o movimento dos empregados da carreira profissional da Caixa continua ganhando força e a paralisação já atinge 80% dos trabalhadores. Para ampliar ainda mais a mobilização, os grevistas pedem o apoio dos colegas bancários da Caixa. Nessa segunda-feira, dia 11, eles enviaram uma carta aberta para todos os empregados. Confira a íntegra:

"No final da campanha salarial do ano passado, a Caixa assumiu o compromisso de negociar com o pessoal da carreira profissional para corrigir a defasagem em nossos salários. As discussões começaram no início deste ano, mas o banco tem se recusado a atender nossas reivindicações.

Sem avanços, decidimos entrar em greve por tempo indeterminado no dia 28 de abril. Nosso movimento já atinge 80% dos empregados do quadro da carreira profissional. Mas, apesar da força da greve, a Caixa continua intransigente, numa postura bastante conhecida pelos bancários.

Ressaltamos que nossa luta não é meramente salarial. Queremos valorização porque as condições oferecidas pelo mercado são muito melhores do que na Caixa. Prova disso é que o banco tem perdido muitos trabalhadores.

A greve foi um recurso extremo que tivemos de lançar mão para sensibilizar a direção da Caixa sobre nossas necessidades. Investimos muitos anos de estudo e muito dinheiro para chegar até aqui, mas lamentavelmente não encontramos na Caixa o justo reconhecimento.

Embora nossas reivindicações estejam focadas na correção do nosso quadro de carreira, nossa luta interessa a todos os empregados da Caixa. Vale lembrar que no ano passado lutamos lado a lado com os bancários durante a campanha salarial. Agora, precisamos do seu apoio para superar a intransigência do banco e garantir os avanços necessários.

Para abraçar nossa causa é muito simples. Basta ligar para a ouvidoria da Caixa (Siouv) e dar o seu apoio à greve dos empregados da carreira profissional. Proteste e cobre uma postura ética da diretoria, para que o banco comece a negociar com seriedade. Só assim superaremos o impasse. Os trabalhadores ainda apostam no diálogo e na busca de uma solução negociada.

Queremos também o apoio dos delegados sindicais para que a nossa causa chegue a todos os empregados da Caixa. Somos todos funcionários da mesma empresa, independente de sermos bancários, advogados, engenheiros ou arquitetos. Temos o mesmo patrão e a causa de um é a causa de todos nós.

Juntos, somos mais fortes."

Empregados do quadro de Carreira Profissional da Caixa
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região