Mais uma vez, os gerentes da Caixa foram convocados para trabalhar em um fim de semana, sem prévio aviso, sem pagamento de hora extra e, o pior, sem condições adequadas.

De acordo com denúncia recebida pela APCEF, os gerentes foram convocados para ficar de plantão em diversas agências da Caixa neste fim de semana, 15 e 16 de junho, para acompanhar o movimento de rotina do bolsa família, programa do governo Federal.

As agências permanecerão fechadas, mas os empregados terão de ficar nas unidades. “Pelo que soubemos, a Caixa não oferecerá estruturas adequadas para o trabalho”, comentou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

Em agências com menor movimento, os gerentes não ficarão dentro das unidades, mas deverão fazer a ronda três vezes por dia, no sábado e no domingo.

A justificativa dada pela Caixa é a de evitar possíveis problemas, como os ocorridos no mês de maio.

“Vamos encaminhar a denúncia para a Vipes e também para a Comissão Executiva dos Empregados, que cobrará dos gestores do banco o pagamento de horas extras e mais segurança”, finalizou Sérgio Takemoto.
 

Sindicato de Campinas – o procurador Everson Carlos Rossi, do Ministério Público do Trabalho, em Campinas, determinou que a Caixa Federal se manifeste “fundamentadamente” sobre a denúncia do Sindicato referente a convocação de empregados para prestarem serviços nos finais de semana. O procurador quer ainda, caso confirme o trabalho aos domingos, que a Caixa Federal apresente autorização do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como a relação de gerentes convocados e o respectivo pagamento das horas extras. A determinação do procurador, que instaurou procedimento preparatório com objetivo de verificar a existência de lesões nos direitos coletivos dos trabalhadores, é do último dia 5. Inclusive o Sindicato já protocolou informação sobre o trabalho extra que a Caixa Federal pretende realizar neste final de semana (dias 14, 15 e 16).

 

Compartilhe: