No dia 10 de março, a Funcef alcançou a marca de 135 mil empregados que aderiram aos planos de benefícios. Deste total, 98.430 são empregados da Caixa em atividade, 29.580 aposentados e 6.990 pensionistas. Entre os novos empregados, o nível de adesão chega 99,20%.

Entre 7.978 empregados admitidos na Caixa em 2013, segundo o setor de Comunicação da Funcef, apenas 64 não se associaram à Fundação. Na admissão, aderiram 7.891 e, posteriormente, outros 23.

Em dezembro de 2012, o quantitativo de empregados da Caixa entre antigos e novos fora da Funcef estava em 3.596, caindo para 3.079 em dezembro de 2013. O total era de 16.227 em 2006.

Para assegurar o aumento contínuo do nível de adesão de empregados da Caixa aos planos de benefícios, a Funcef vem adotando iniciativas como seminários de integração, telefonemas a grupos específicos e campanhas dirigidas a não-associados, envio de e-mail personalizado, ações presenciais em eventos da Caixa, Fenae e Apcefs, visitas de representantes regionais às unidades e parceria com as federações na divulgação das ações de adesão.

A meta estabelecida pelo planejamento estratégico da Fundação é atingir 98% de associados entre empregados em atividade. Em dezembro de 2013, esse percentual ficou em 96,9%.

O Novo Plano é o único aberto para adesões e tem como uma das suas principais vantagens a contribuição paritária: cada real depositado pelo participante corresponde a outro da Caixa. São, hoje, mais de 50 mil participantes.

Trata-se de uma importante conquista dos empregados da Caixa, resultado da luta das entidades representativas e de um prolongado processo de negociação entre trabalhadores, Caixa e Funcef.

Além de uma renda complementar vitalícia, a cobertura do Novo Plano garante renda continuada à família do titular em caso de invalidez ou morte, dedução tributária no Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual, além de uma linha de crédito facilitado com taxas de juros reduzidas. Quando se aposentar, o participante ainda poderá sacar até 10% do saldo total acumulado e, caso se desligue da Caixa, poderá sacar o saldo líquido existente em sua conta.

Fonte: Fenae

Compartilhe: