A Funcef divulgou, em 20 de março, o balancete de novembro de 2014. Segundo o documento, os planos da Funcef, somados, acumulam déficit de R$ 5,349 bilhões. O valor corresponde a 9,59% do total dos ativos de investimentos (recursos garantidores de pagamento dos benefícios).
Considerados isoladamente, apenas o plano de benefícios REB mantém superávit, pois ainda consome saldo anteriormente acumulado.
O REG/Replan, forma Saldada e Não Saldada, registra déficit pelo terceiro ano consecutivo. Assim, segundo Resolução CNPC 13, de 4 de novembro de 2013, será obrigatória a implementação de plano de equacionamento.
O cálculo de contribuições ou de aporte adicional será definido pela Funcef e apresentado à patrocinadora, aos participantes e ao órgão regulador.
Em 2016, inicia-se a cobrança. A conta será dividida entre participantes da ativa e aposentados do plano e a Caixa.
O Novo Plano aparece, em novembro, com déficit de 12,28% o que, ainda de acordo com Resolução, determinará proposta de equacionamento em 2015, embora a Funcef, até agora, informe que não será o caso. Aguarda-se o resultado de dezembro.

Reuniões em todo o Estado
A APCEF/SP e o Dieese estão realizando encontros em todo o Estado para debater as características e os resultados dos planos de benefícios da Funcef, o déficit e a estrutura de governança do fundo de pensão.
Em 17 de março, os aposentados e os empregados da ativa da Baixada Santista participaram de encontros para debater a situação do fundo de pensão. No dia 18, a reunião aconteceu na cidade de Bauru.
Acompanhe em nosso site – www.apcefsp.org.br, ícone Informações – outros encontros marcados e informações detalhadas sobre a situação do fundo de pensão.

tabelas site

Compartilhe: