Fórum Funcef

O Fórum das Entidades Nacionais pela Funcef reuniu-se na última sexta-feira, dia 21, em Brasília, para debater os resultados da Funcef em 2014. Esta foi a primeira reunião do Fórum após a reformulação feita em maio deste ano.

Estiveram presentes no encontro, as diretoras da Federação, Fabiana Matheus (Administração e Finanças) e Natascha Brayner (Comunicação e Imprensa); o presidente da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima; o conselheiro deliberativo eleito, Antônio Luiz Fermino; José Carlos Alonso, ex-diretor de Benefícios da Funcef e o secretário de Formação Sindical do Sindicato dos Bancários de Brasília, Antônio Abdan.

Formado por representantes da Contraf/CUT, Fenae, Fenacef e Fenag, o colegiado avaliou que é preciso realizar ações de esclarecimento juntos aos participantes sobre a real situação do fundo de pensão. Entre os principais temas, estão os avanços dos últimos anos, os problemas a serem resolvidos, como o contencioso jurídico, recuperação das perdas e defesa do Fundo para a Revisão de Benefícios (FRB), e as características de cada plano.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a divulgação dos dados não condizem com a realidade da Funcef e, no entanto, é fundamental que todos estejam seguros com relação ao futuro. “A defesa da entidade, com responsabilidade e união, estará sempre em primeiro lugar. Também é preciso cobrar de quem está espalhando mentiras e tirando o sono de milhares de pessoas”, ressaltou o presidente da Fenae.

Segundo Edgar Antônio Bastos Lima, o Fórum das Entidades Nacionais pela Funcef é um relevante instrumento para a luta em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas. “Essa nossa aproximação é importante no sentido de termos um fundo de pensão forte e bem administrado. Estamos aqui para acompanhar a gestão e, quando necessário, cobrar e fornecer esclarecimentos”, disse.

Os integrantes do colegiado comentaram ainda a nota divulgada na última quarta-feira, dia 19, pela Funcef, em que rebate as mensagens consideradas equivocadas. No texto, a Fundação presta esclarecimentos sobre a gestão dos planos de benefícios e da própria entidade, com destaque para a questão dos déficits acumulados a partir do exercício de 2012.

Em 2002, os ativos de investimentos da Funcef somavam pouco menos de R$ 10 bilhões. Em julho deste ano, os valores chegaram a R$ 54,7 bilhões. A rentabilidade dos investimentos, sempre acima da meta atuarial, foi decisiva para o resultado. Nesse período, a rentabilidade foi de 444%, enquanto a meta era de 268%. Nos últimos 11 anos, segundo dados da Abrapp, o ativo total da Funcef cresceu 469%, muito acima dos 260% do conjunto das entidades fechadas de previdência complementar.

A coordenadora do Fórum, Fabiana Matheus, salienta que é preciso dar um basta a política do medo em relação ao fundo de pensão. “Tem muita gente veiculando mentiras e levantando calúnias. A Funcef é todos nós. Os participantes precisam se enxergar como donos de todo esse patrimônio e, por isso, devem conhecer os avanços dos últimos anos, as características de cada plano, a forma correta de avaliar os resultados”, explica.

O Fórum agendou uma nova reunião para o dia 29 de janeiro de 2015.

Homenagem
Antes do início da reunião, Fabiana Matheus registrou que essa foi a primeira vez em que o Fórum não teve a participação do ex-presidente da Fenacef, Décio de Carvalho, que morreu em agosto deste ano. Ela destacou a dedicação do’ Doutor Décio’, como era carinhosamente chamado, na luta das entidades em defesa da Funcef e dos aposentados e pensionistas.

Fonte: Agência Fenae

Compartilhe: