Da Agência Fenae

Em reunião realizada nesta terça-feira, 18 de janeiro, em Brasília, o Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos da Funcef dedicou-se ao aprofundamento do debate acerca da seleção de conselheiros para empresas em que a Fundação detém participação acionária. 
O propósito é aperfeiçoar o processo, tornando-o mais inclusivo e mais adequado aos pressupostos da gestão compartilhada. A iniciativa responde, inclusive, a deliberações do Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef).
As ideias serão sistematizadas em voto a ser encaminhado ao Conselho Deliberativo da Funcef pelos representantes eleitos. As discussões buscam ampliar as oportunidades aos associados, sobretudo a partir de maior precisão sobre o que seriam investimentos em empresas estratégicas, sujeitos a indicações internas, em detrimento da nomeação de conselheiros selecionados.
Outro problema refere-se à barreira imposta à contribuição de parcela significativa dos aposentados, por conta da exigência de que a experiência do candidato a conselheiro tenha sido no período imediatamente anterior ao processo seletivo.
O Fórum iniciou também o debate sobre as alçadas de investimentos estabelecidas atualmente na Fundação, com o intuito de confrontá-las com a realidade atual do País e dos fundos de pensão, para indicação de possíveis adequações. 
Este assunto continuará em pauta nas próximas reuniões, que, a partir de agora, passam a ser bimestrais – antes se davam a cada quadrimestre.

Compartilhe: