A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) vem a público repudiar a atitude da Caixa de utilizar a logomarca da entidade e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em Teste de Phising, realizado no dia 28 de fevereiro.

Em circular interna, o banco admite o uso das marcas das entidades, argumentando que é para passar confiança sem despertar suspeitas.

A diretoria da Fenae condena qualquer associação das entidades como emissoras de fakes.  Isto pode afetar negativamente a reputação e prejudicar a credibilidade e a confiabilidade das mesmas.

Entenda

No dia 28 de fevereiro, a Fenae e o Sindicato receberam denúncias de que trabalhadores do banco receberam e-mail do remetente noreply@plrdosbancos.com.br, com o título “Calculadora PLR 2023 – Veja quanto você vai receber”, divulgando um suposto simulador de PLR, indicando no final da mensagem que a iniciativa teria “apoio” das entidades.

O fato foi denunciado de imediato pela Federação, informando que não tinha vínculo com a mensagem e orientando os trabalhadores a não acessarem o link contido no referido e-mail.

O que é Phishing?

É uma técnica de crime cibernético que usa fraude e engano para manipular as vítimas para que cliquem em links maliciosos ou divulguem informações pessoais confidenciais. O teste é usado pelas organizações para averiguar quanto o seu pessoal está susceptível a ataques cibernéticos.

Compartilhe: