A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) enviou, na quinta-feira (26), uma carta ao jornal A Tarde, veículo da Bahia, manifestando repúdio à charge publicada pelo periódico na edição da última quarta-feira (25). A arte compara os empregados da Caixa ao bicho preguiça.

A Federação considerou a charge ofensiva e desrespeitosa, demonstrando um profundo desconhecimento sobre o papel da Caixa e da realidade de trabalho dos empregados. “Desde o início da crise, os empregados da Caixa atenderam, sozinhos, 120 milhões de brasileiros que necessitavam auxílio emergencial para sobreviver”, afirmou o documento.

A carta diz ainda que a Fenae e os movimentos sindicais solicitaram por diversas vezes a descentralização do pagamento, a fim de evitar filas e aglomerações. “Mas, o governo e a direção da Caixa deram as costas para os nossos pedidos. E mais uma vez, os empregados seguraram o peso da inoperância e irresponsabilidade das autoridades que citamos”.

Na pandemia, os trabalhadores tiveram que atuar incessantemente para cumprir o papel social da Caixa, atendendo à população. Mesmo com um déficit de 17 mil trabalhadores no banco, que prejudicam o atendimento, sucessivas tentativas de sucateamento do banco público, além do alto índice de adoecimento causado pela pressão feita pela direção do banco.

Para a Federação, a realidade dos empregados da Caixa nesta pandemia em nada se assemelha ao ritmo de um bicho preguiça. “A Fenae sempre prezou pela liberdade de imprensa. No entanto, é necessário expressar este grosseiro equívoco e pedir a retratação deste jornal que, há mais de um século, informa a população baiana”.

:: Confira aqui a carta na íntegra

Compartilhe: