Da Agência Fenae

Reunido nos últimos dias 11 e 12, em Brasília, o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae aprovou recomendação para que as APCEFs se juntem aos sindicatos de bancários nas ações de mobilização em nível nacional em torno das reivindicações da Campanha Salarial Unificada deste ano, tendo claro que “a mobilização será sempre a melhor ferramenta dos empregados”.
Será feita pressão para que as pendências das negociações permanentes sejam equacionadas antes de iniciar os debates da campanha salarial de 2005.
O CDN discutiu ainda a liberação de dirigentes da Fenae e das APCEFs, as ações do Programa de Relacionamento da Fenae (PAR), as atividades de esportes (Jogos Fenae 2006) e eventos culturais, além de temas relacionados à cooperativa de crédito, resolução sobre direitos de associados e uniformização dos logotipos das APCEFs.
No caso da liberação de dirigentes, o CDN aprovou o encaminhamento de documento com pedido de audiência com o presidente da Caixa, Jorge Mattoso. A idéia é conciliar a data desta audiência com a do seminário sobre o novo plano de benefícios da Funcef (dias 25 e 26 de agosto).
Foi aprovada, por consenso, a resolução sobre direitos de associados na utilização dos clubes e das colônias de férias, levando-se em conta o que determina o estatuto de cada APCEF. Com isto os associados efetivos passarão a ter acesso às dependências sociais, recreativas e esportivas de outras associações, nas mesmas condições dos associados destas. Para ter direito ao benefício, o associado deverá obrigatoriamente estar filiado na Associação do Estado em que estiver lotado, quando for empregado ativo da Caixa, ou estiver residindo, quando for aposentado ou pensionista.
Foi feito ainda um debate a respeito da uniformização dos logotipos das Apcefs, ficando para o próximo CDN a ser realizado em dezembro a decisão sobre plebiscito nacional para definição de um único logotipo para as APCEFs, precedido de debates nos Estados. Este plebiscito deverá contar com a participação de todos os sócios das Associações.
A nova estrutura do PAR, as novidades do Programa de Relacionamento, as dicas de como utilizar os pontos nas APCEFs, as ações promocionais e o Clube de Compras também foram discutidas durante a reunião do CDN.
O Conselho Deliberativo Nacional estabeleceu prazo até o dia 30 de setembro para as Associações enviarem sugestões sobre o local dos Jogos Fenae 2006. Patrocínios para este evento serão buscados junto à Caixa e outras empresas, mas caberá às APCEFs assumirem o compromisso de arcar integralmente com as despesas de transporte. As outras despesas serão assumidas pela Fenae, também de forma integral.
Os representantes das APCEFs receberam o CD do Fenec ocorrido em Natal, em dezembro do ano passado. A próxima edição do Fenec deverá ser realizada no início do próximo ano, precedido de festivais regionais. O prazo para as Associações se candidatarem como sede do Fenec foi estendido para 30 de setembro. O festival de teatro está previsto para novembro de 2006, podendo participar do evento apenas as APCEFs com grupos de teatro em atividade até abril do próximo ano.
A reunião do CDN decidiu ainda que os prêmios das atividades do Circuito Cultural Fenae serão entregues aos vencedores durante eventos promovidos pelas APCEFs, de modo a dar maior visibilidade ao ato. O próximo evento do circuito é o ArteFenae Desenho Infantil 2005, criado para incentivar as atividades artísticas dos filhos com idade de 5 a 12 anos e com parentesco de primeiro grau de empregados da Caixa. O tema escolhido é “O jardim do meu País”. As inscrições serão encerradas em 21 de outubro.

Compartilhe: